Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 07 > A Internet das Coisas e suas aplicações nas Cidades e no Campo será tema de palestra

A atividade será ministrada pelo professor da Universidade Federal do ABC, Carlos Alberto Kamienski, no dia 20
por publicado: 06/07/2018 10h35 última modificação: 06/07/2018 10h35

No dia 20 de julho, o professor da Universidade Federal do ABC, Carlos Alberto Kamienski (que já lecionou no IFPB na época em que era CEFET-PB) vai ministrar a palestra "A Internet das Coisas e suas aplicações nas Cidades e no Campo". A atividade será realizada no auditório de Engenharia Elétrica, a partir das 10h.

O docente vai mostrar como a Internet das Coisas (IoT) permite que as pessoas e objetos se conectem a qualquer hora, em qualquer lugar. Ele vai falar, ainda, sobre os recursos computacionais disponíveis na nuvem, que tornam possível a automatização das cidades e do campo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar sociedades mais inteligentes.

Na palestra, o professor Carlos Alberto também irá abordar o uso de Internet das Coisas com foco em aplicações para cidades inteligentes e agricultura inteligente. Será apresentado o projeto SWAMP (SmartWater Management Platform – www.swamp-project.org), uma cooperação entre Brasil e Europa que visa construir uma plataforma computacional para realizar o uso eficiente da água na irrigação e testá-la em quatro pilotos, sendo dois em cada continente.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa com informações do professor Carlos Alberto Kamienski