Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 05 > PET Química realiza atividade na FUNAD

PET Química realiza atividade na FUNAD

O grupo e bolsistas e a tutora do programa realizaram o primeiro "Show da Química Inclusivo", na manhã de ontem (22)
por publicado: 23/05/2018 14h47 última modificação: 23/05/2018 14h47

Um grupo de estudantes e a professora Alessandra Figueiredo do curso de Licenciatura em Química, que compõem o PET Química do campus João Pessoa, realizaram o primeiro "Show da Química Inclusivo" na Escola Estadual de Ensino Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, localizada na FUNAD. A atividade de extensão ocorreu na manhã de ontem (22) e tratou do tema Alimentação Saudável.

O Show da Química é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Educação Tutorial, cujo objetivo é desmistificar e divulgar a Química de forma lúdica, apresentando atividades experimentais de fenômenos químicos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Outro objetivo da atividade é despertar o interesse por este ramo científico. Os bolsistas do PET já realizaram essa atividade em diversas escolas de Ensino Médio, mas essa foi a primeira vez que apresentaram o Show da Química em uma escola específica para estudantes com deficiência.

Na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), a atividade foi adaptada para a realidade dos 19 alunos do 2º ciclo do EJA (Educação de Jovens e Adultos), que equivale ao 4º ano do Ensino Fundamental. A turma da professora Divanere Lima Fernandes é composta por estudantes com deficiência intelectual e que também apresentam algum tipo de transtorno, síndrome ou outra deficiência, como a física e a visual.

Para Divanere essa interação entre as instituições é muito importante, principalmente porque o Show da Química é uma atividade que traz o lúdico e faz com que a aula seja dinâmica e, isso, ajuda os estudantes a assimilarem os conteúdos da aula de forma mais prazerosa. "Para nós foi muito importante, principalmente porque a aula para o aluno que possui deficiência precisa ser trabalhada aliando a teoria com a prática", frisou a docente da FUNAD.

Os benefícios também são muitos para quem desenvolve a ação, é o que ressalta o estudante de Química do IFPB Lucas Rodrigues, ao afirmar que a atividade é muito importante para quem cursa uma Licenciatura. "Para minha vida profissional será importante porque quando eu me deparar com esse tipo de situação (aluno com deficiência) em sala de aula, saberei como me comportar e apresentar assuntos para ele. Temos muita vantagem com essa experiência na graduação, pois trabalhamos também com a prática, não apenas a teoria", destaca Lucas.

A ideia de adaptar a atividade de forma inclusiva foi da professora Alessandra Tavares que é a atual tutora do PET Química. Ela contou que junto com os bolsistas do programa resolveram adaptar a atividade para pessoas com deficiência.

"É um desafio muito grande e ao mesmo tempo uma felicidade, porque trabalhamos com inclusão, um tema tão atual e debatido hoje em dia. Como o programa trabalha com ensino, pesquisa e extensão, essa atividade diferenciada também engrandece o currículos dos bolsistas e discentes do curso de Licenciatura em Química", destacou Alessandra.

O grupo do PET pretende voltar mais vezes à FUNAD, no próximo semestre, para apresentar a atividade a outros estudantes da Escola Estadual de Ensino Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira.

Comunicação Social do IFPB campus João Pessoa