Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 02 > Recepção aos feras do Ensino Técnico Integrado almeja clima de acolhimento com programação multifacetada

Calendário teve início nesta semana, com três dias em andamento até então
por publicado: 23/02/2018 03h52 última modificação: 23/02/2018 04h06

Iniciado na última terça-feira (20), o calendário de recepção aos feras dos cursos técnicos integrados do campus João Pessoa chega ao seu terceiro dia realizando diversas atividades de ambientação à estrutura e à metodologia do IFPB. Os novatos já conheceram a gestão administrativa, setores responsáveis pelas diretrizes do Ensino, alguns regulamentos institucionais, políticas de assistência estudantil, e fizeram um tour pelo campus, dentre outras ações. A programação ainda se estende por mais oito dias, a partir desta sexta-feira (23), indo até 8 de março. Confira o cronograma completo neste link.

Neilor Cesar e Marcílio Dias, respectivamente, o Diretor Geral e o Chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP), consideram um avanço a nova forma de receber os estudantes, muito mais espaçada e segmentada em comparação àquela adotada anteriormente, feitas apenas no primeiro dia de aula. “Nas recepções anteriores, percebíamos a necessidade de fazer um trabalho diferente, porque todos os setores se apresentavam em apenas um único dia, o que ocasionava uma sobrecarga nos novatos”, explica Marcílio, ao que complementa Neilor: “Para que possamos acolhê-los bem, e fazer com que se sintam em casa, dividimos a programação. É um momento muito especial para nós, porque a gente também se sente muito renovado com a entrada deles, que escolheram o campus João Pessoa para fazer parte de uma nova etapa de suas vidas.”

Outra novidade empreendida neste ano foi um encontro preliminar os responsáveis legais dos feras, para apresentar a Instituição e explicá-los o percurso a ser percorrido pelos filhos nas próximas semanas, durante o calendário de recepção. “Eu entendo todas essas mudanças como sendo um marco no Instituto. Envolve uma logística bem maior, um planejamento amplo, mas é um esforço coletivo muito válido de nossa equipe de servidores, pois objetiva que os pais se sintam seguros ao trazerem os filhos para cá e os estudantes estejam, já em 12 de março (primeiro dia de aula), ambientados, acolhidos, com seus livros, crachás e uniformes, conectados ao sistema e entendendo melhor o campus e seus professores, coordenadores e cursos”, conclui Marcilio.

As calouras do curso técnico integrado em Edificações, Amanda Simplício e Beatriz Nóbrega, destacaram o momento da programação em que mais se entusiasmaram até então: “Nós gostamos muito dos laboratórios de Física e Biologia, por conta dos diversos equipamentos que encontramos lá”, contam com interesse. Amanda também destaca as instruções sobre o sistema virtual como um tema recorrente nas palestras da recepção. Por fim, Beatriz ressalta seu encantamento com a Biblioteca, que é “muito organizada e tem um espaço separado para estudar”.

Terceiro dia - Auditório José Marques

Esta quinta-feira (22) foi a data da exposição das áreas de formação geral do IFPB-JP. No Auditório I, Cristovam Augusto, chefe da Unidade Acadêmica IV (Licenciaturas e Formação Geral), frisou que cada coordenação tem propostas pedagógicas diferentes que devem ser implementadas intersecionalmente nos cursos técnicos. “É necessária confluência entre as áreas no nosso Ensino, tendo em vista o foco na integração curricular.” A afirmação corroborou o discurso do professor Adolfo Wagner, responsável por apresentar a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias ao novatos: “O nosso Ensino Técnico permite aos alunos o encaminhamento ao mercado de trabalho não apenas como executantes da técnica, mas como sujeitos dispostos a interferir no mundo, abertos para a continuidade dos estudos. Queremos formar pessoas que enxerguem o mundo de maneira cidadã. Nesse sentido, algumas disciplinas estão em diálogo permanente, e os estudantes estão sempre convidados a fazer parte das discussões internas.”

Ao apresentar aos feras a área de Matemática e Estatística, Rafael Alves, coordenador do Mestrado de Educação Profissional e Tecnológica, chamou a atenção dos discentes para dois projetos: o preparatório para as Olimpíadas de Matemática, já existente e tradicional no campus JP, e o preparatório para o Enem, que está em fase de planejamento pela equipe da área. Além disso, incentivou-os a participar dos editais específicos de Pesquisa para o Ensino Médio e também dos Núcleos de Aprendizagem: “Não só em Matemática, mas em todas as disciplinas, os alunos terão à disposição, no horário oposto ao de sua aula habitual, núcleos onde os professores tirarão dúvidas da sala de aula. É uma iniciativa muito importante”.

Já Valdelúcia Frasão, coordenadora de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, explicou as consequências de uma recente mudança nas matrizes de Informática, Instrumento Musical e Contabilidade: agora, os estudantes destes cursos técnicos podem ter Francês ou Libras como língua optativa, além do habitual Espanhol. Em seguida, fez um comentário sobre as matrículas: “Durante a primeira semana de aula, a equipe de professores irá passar nas salas para dar informativos contendo datas e horários das matrículas. Para optar por uma disciplina de línguas, além de Inglês, que é obrigatória, o(a) aluno(a) precisa preencher um formulário e assiná-lo junto a um responsável legal”.

Comunicação social do campus João Pessoa