Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 07 > Palestra discutirá depressão e suicídio para sensibilizar sobre transtornos mentais

Noticia

Palestra discutirá depressão e suicídio para sensibilizar sobre transtornos mentais

Evento ocorrerá na próxima terça (1), com psiquiatra do Hospital Universitário Lauro Wanderley
por publicado: 25/07/2017 15h14 última modificação: 25/07/2017 15h20

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão se encontra no topo da lista de causas de problemas de saúde em todo o mundo. De acordo com as últimas estimativas da agência, mais de 300 milhões de pessoas vivem atualmente com a doença, e em 2015, cerca de 50 milhões de pessoas foram acometidas por ela nas Américas.

A falta de apoio, juntamente com o medo do estigma, impedem os portadores de transtornos mentais como a depressão de acessarem o tratamento de que necessitam para terem vidas saudáveis e produtivas. Sensibilizado para essas questões, o Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) do Campus João Pessoa, em parceria com o Setor de Psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley convida a comunidade acadêmica para aprender e discutir sobre o tema, por intermédio da palestra Depressão e Suicídio: prevenção, mitos e realidades, que será promovida na próxima terça, 01 de agosto, das 15h às 17h30 no Auditório I/pátio, com o médico psiquiatra Alfredo Minervino. 

Sintomas

As pessoas com depressão normalmente apresentam perda de energia, alterações no apetite, dormem mais ou menos do que o de costume, ansiedade, concentração reduzida, indecisão, inquietação, sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança. Esses sintomas podem culminar em pensamentos de autolesão, transtorno de uso de substâncias e até suicídio, que vitima centenas de milhares de vidas a cada ano.

 

Comunicação Social do Campus João Pessoa