Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 06 > Alunos alcançam a 1ª e a 2ª colocação no Mestrado em Química da UFPB

Alunos alcançam a 1ª e a 2ª colocação no Mestrado em Química da UFPB

Emerson Gonçalves e Carlos Alberto estão concluindo Licenciatura em Química no campus JP
por publicado: 20/06/2017 14h52 última modificação: 21/06/2017 08h58

A qualidade do ensino do IFPB se revela a cada dia através das histórias de sucesso dos seus alunos, que acumulam conquistas, buscam novos desafios e o aprimoramento dos seus conhecimentos.  Nesta semana, mais uma notícia trouxe orgulho para a instituição. Emerson Gonçalves Moreira e Carlos Alberto da Silva Júnior ainda não concluíram o curso de Licenciatura em Química no IFPB-campus João Pessoa, mas já comemoram a aprovação no Mestrado em Química, da Universidade Federal da Paraíba e a conquista da 1ª e da 2ª colocação, respectivamente, na seleção.

Os alunos confessam que não tiveram tempo de estudar para a seleção, tendo em vista que estavam se dedicando as últimas cadeiras do curso e ao trabalho de conclusão, por isso o resultado causou grande surpresa. “Eu estou muito feliz. Tinha ficado um pouco atrás com a nota da prova, mas depois da análise do currículo, minha nota subiu.”, enfatizou Emerson. “Eu fiz por experiência, para adquirir conhecimento sobre a seleção, não esperava passar antes de concluir a graduação”, comentou Carlos Alberto.

Por vir de uma família de professores, Emerson conta que sempre quis seguir a carreira docente e, ao longo do curso, foi trilhando o caminho que sonhou percorrer. Desde o início do curso ele preparou seu currículo para o mestrado, desenvolvendo projetos de pesquisa na iniciação científica e ingressando no Programa de Educação Tutorial (PET-Química).

Carlos Alberto só descobriu o interesse pela pesquisa após a experiência que vivenciou no intercâmbio no Canadá, em 2014, através do programa Ciência sem Fronteiras. “Eu era um aluno que gostava de estudar muito e tirar boas notas. Quando voltei do Canadá, ingressei em todos os projetos de pesquisa possíveis, a exemplo do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PDVL (Programa Despertando Vocações para a Licenciatura)”.

Apesar do Curso de Química ter como foco a formação de professores, a cada ano, vários estudantes se destacam no âmbito da pesquisa, seja través de aprovação em programas de pós-graduação ou em congressos nacionais e internacionais.  Isso mostra que o IFPB não busca somente formar bons professores, mas profissionais completos, com conhecimentos no ensino, na pesquisa e na extensão. Emerson e Carlos Alberto acreditam, também, que o sucesso dos estudantes do IFPB está relacionado à proximidade entre professores e seus alunos. “Isso faz com que os docentes, cada vez mais, nos incentivem a caminhar ao lado da pesquisa, além da estrutura do IFPB e do apoio que a instituição oferece para que o aluno participe de evento, isso tudo contribui”.

Com o resultado da provação do Mestrado em Química da UFPB, os alunos devem colar grau até o mês de julho, quando têm que realizar a matrícula. As aulas da pós-graduação serão iniciadas dia 07 de agosto.

Coordenação de Comunicação Social do campus João Pessoa