Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > IFPB irá concorrer a polo de inovação da Embrapii

IFPB irá concorrer a polo de inovação da Embrapii

Pesquisadores se reuniram no campus João Pessoa para articular a submissão do projeto
por publicado: 07/04/2017 11h56 última modificação: 07/04/2017 11h56

O Instituto Federal da Paraíba irá submeter um projeto à chamada pública da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para criação de Polo Embrapii IF no campus João Pessoa. Nesta quarta-feira (06), uma equipe da Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) se reuniu com pesquisadores do campus para articular a submissão do projeto.

Estiveram presentes a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Francilda Inácio; o Diretor de Inovação Tecnológica/PRPIPG, Maxwell Anderson; Diretora de Pesquisa/PRPIPG, Girlene Formiga, além de membros da Funetec e do Diretor da Unidade EMBRAPII da UFCG, Hyggo Almeida. Do Campus João Pessoa, participaram professores das Unidades Acadêmicas I, II e III, além do Diretor Geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica COPEX, Margareth Rocha.

A atuação de um Polo Embrapii IF está voltada ao atendimento das demandas do setor produtivo, por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de PD&I na indústria. Para concorrer, os institutos federais devem possuir área de competência alinhada à política de ciência, tecnologia e inovação e à política nacional de educação brasileira. Além disso, é preciso ter equipe e infraestrutura próprias para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Outro requisito é desenvolver política ou diretriz de propriedade intelectual (PI) aprovada e vigente, como
também comprovar experiência no desenvolvimento de projetos contratados por empresas no período compreendido entre 2014 e 2016. “Nós observamos que existem vários projetos dessa natureza no campus João Pessoa, inclusive, financiados pela Funetec, mas o Polo Embrapii pertencerá a todo IFPB”, justificou Maxwell Anderson, Diretor de Inovação da PRPIPG.

Na reunião, foi discutido um tema principal relacionado à área de indústria e suas respectivas linhas de atuação. Além DSC_7486.jpgdisso, traçou-se um plano de ação para a entrega do projeto no prazo definido pela chamada. O professor Michel Dias destaca que a chamada permite, nos polos escolhidos, que as indústrias ou empresas que desenvolvam projetos tenham uma parte do volume de recursos subsidiado pela Embrapii. O que, no cenário de crise atual, pode representar um diferencial para atrair projetos para o polo. Na chamada também está prevista a criação de um programa de recursos humanos em  PD&I para a capacitação dos alunos envolvidos nos projetos do polo. “Desta forma, estimula-se tanto a interação entre IFs-Indústria como o desenvolvimento de competências técnicas profissionais nos nossos alunos”, disse o professor.

A Embrapii é uma organização social resultante de contrato entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento. Sua missão é apoiar instituições de pesquisa tecnológica em determinadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

Comunicação Social do campus Joao Pessoa com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC