Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > I Jornada Internacional de Pesquisa, Ensino, Extensão, Inovação e Sustentabilidade tem início

O evento conta com a participação de universidades do Panamá e Chile e ocorre até amanhã (28)
por publicado: 27/04/2017 14h27 última modificação: 27/04/2017 14h31

Com o objetivo de estimular os estudantes para o hábito de se envolver em pesquisa, extensão, inovação e pensar

esses pilares da educação na perspectiva da sustentabilidade, a I Jornada Internacional de Pesquisa, Ensino, Extensão, Inovação e Sustentabilidade teve início hoje (27). O evento contou com a participação da Orquestra de Cordas do IFPB, fazendo o primeiro momento cultural do evento.

foto 2.jpg

Estudantes, pesquisadores e gestores participaram da abertura do evento que pretende formar uma rede de pesquisa incentivar a produção de conhecimento científico e tecnológico, além de promover a troca de experiências com outras instituições de ensino do país, do Chile e do Panamá.

Para o coordenador acadêmico do Instituto Técnico Superior del Est do Panamá (ITSE), professor Waldo Morán, o evento é muito relevante por proporcionar o compartilhamento de projetos de educação entre os países. "Consideramos que temos muito que aprender e compartilhar experiências", frisou. Waldo também acredita que o JIPEEIS ajudará a fortalecer a parceira entre as instituições.

Já a coordenadora do local do JIPEEIS no IFPB Campus João Pessoa, professora Tânia Maria de Andrade, destacou que o evento já se tornou em um laboratório de experiências práticas de diversas áreas ao envolver professores e estudantes na organização e realização da jornada. O coordenador geral do JIPEEIS, professor Allysson Macário, aproveitou para agradecer o envolvimento de servidores e estudantes para a realização do evento e reforçou a importância da jornada ter com pilares ensino, pesquisa, extensão e sustentabilidade.

"Acreditamos que a parceria entre as instituições brasileira, chilena e panamenha será muito frutífera", afirmou o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, no início de seu discurso. O gestor também enfatizou a relevância da jornada como um canal de ampliar a divulgação dos diversos saberes produzidos no Campus João Pessoa.

foto 4.jpgA pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Francilda Araújo definiu a jornada como "uma celebração do conhecimento e oportunidade de repassar à comunidade nossas produções e potencial". A docente também reforçou a importância da partilha de conhecimentos e experiências com instituições parceiras. "A JIPEEIS será um marco no avanço do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação no instituto", finalizou.

Na conferência de abertura “Aplicaciones de Energia Solar en la Agricultura”, o professor da Universidad de Concepción do Chile Gabriel Merino apresentou alguns estudos e atividades realizados no Chile. O docente chileno falou sobre aplicações da energia solar na agricultura familiar e de subsistência.

O docente enfatizou que a luz solar é um recurso muito abundante em países como Chile, Brasil e Austrália, mas o potencial energético ainda não é aproveitado. "Não falta recurso, mas tecnologias e pesquisas científicas para usar a energia solar em benefício da sociedade".

foto 5.jpg

Segundo Merino, os estudos empreendidos pela Universidad de Concepción têm procurado soluções para atender as demandas da agricultura campesina como a realização de projetos para aplicação da energia solar no bombeamento de água para plantio de culturas. Ele ressaltou o valor da parceria com IFPB para o aprofundamento dos estudos e troca de experiências na área.

A programação também conta com uma feira de parceiros sociais, que está sendo realizada no pátio com estandes de várias instituições e ONGs, além de uma feira de adoção de animais. À tarde  a jornada continua com apresentações de trabalhos orais e em banner. Confira a programação completa neste link.

Confira as fotos na página do IFPB - Campus João Pessoa no facebook.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa