Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 03 > Exposições e troca de saberes no II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente

Exposições e troca de saberes no II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente

Diversas entidades trouxeram informações e apresentaram soluções para problemas relacionados à temática
por publicado: 22/03/2017 18h00 última modificação: 22/03/2017 15h06

Das 10h às 17h, dessa quarta-feira (22), o pátio do Campus João Pessoa se tornou num corredor de exposições e troca de saberes, com a realização do II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente. O tema central do evento neste ano foi “Coleta Seletiva e Reciclagem”. Diversas entidades participaram, trazendo informações e propondo soluções para problemas atuais relacionados ao meio ambiente.

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa participa pela primeira vez do Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente do IFPB. A participação foi para dar apoio a Feira de Adoção de Animais e trazer informações sobre os serviços que o centro oferece, entre eles o controle de população animal por meio da castração.

"Estamos participando do evento para dar orientações sobre a guarda responsável de animais, como cuidar deles no que se refere a alimentação, segurança, cuidados visando a saúde do animal e do homem", explicou o técnico em vigilância e saúde, Fabrício de Sousa.

Já Cássio Nogueira sócio e diretor da empresa Paraíba Reciclagem, que trabalha com coleta seletiva de resíduos recicláveis, ressaltou que se envolver no evento organizado pelo IFPB Campus João Pessoa foi uma ótima oportunidade de formar parcerias para atuar na causa em favor do meio ambiente.

No estande do Jardim Botânico os visitantes puderam encontrar coleções de sementes e frutos, mostra de exsicata (plantas secas), materiais didáticos, além de arte feita com tronco de árvores (espécies nativas) que foram apreendidas pela Polícia Florestal e transformadas em artes.

Na abertura do II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente do IFPB, a chefe do Departamento de Ensino Superior, professora Michele Beppler, que representou o diretor geral professor Neilor Cesar dos Santos, agradeceu a todos os parceiros que colaboram para que o evento acontecesse. A diretora de Administração, Planejamento e Finanças, Cleidenédia Morais, destacou que a interação e troca de informações irá proporcionar avanços no conhecimento e na questão da sustentabilidade.

Professores e estudantes de três turmas da Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães visitaram o Salão de Sustentabilidade e outros setores do Campus João Pessoa. "Esse contato com várias entidades é muito importante para nossos alunos. Eles não conheciam o IFPB e eventos como esse faz com que a perspectiva deles encararem a realidade comece a mudar", observou o docente da escola, João Barbosa.

O professor Tiago Zaidan, coordenador do II Salão de Sustentabilidade e Meio Ambiente, frisou que o evento representa a concretização de uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPB, que prega o cuidado com o meio ambiente e necessidade de conscientizar os estudantes sobre aspectos relacionados à sustentabilidade, entre outras questões. “Além disso, é um momento em que o Instituto se abre para a sociedade e para outras instituições do poder público, ONGs e instituições civis. O evento também possibilita que os estudantes dos cursos técnicos em Eventos e Secretariado coloquem em prática o que aprenderam na teoria”, complementou.

Comunicação Social do campus João Pessoa