Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 02 > Doze estudantes são aprovados em diversos mestrados

Doze estudantes são aprovados em diversos mestrados

Os alunos de Automação Industrial e Engenharia Elétrica cursarão pós-graduação no IME, UFCG, UFPB e IFPB
por publicado: 22/02/2017 13h21 última modificação: 22/02/2017 15h19

Os estudantes que concluem a graduação, têm interesse em aprofundar os conhecimentos adquiridos e continuar realizando pesquisas científicas, geralmente optam por prosseguir seus estudos em programas de Pós-Graduação. Foi o que aconteceu com onze estudantes de Engenharia Elétrica e uma de Automação Industrial, que foram aprovados em quatro programas de Mestrados.

A estudante Marília Alves Sousa foi aprovada para a pós-graduação de Engenharia Elétrica do Instituto Militar de Engenharia (IME). Para o Mestrado do IFPB foram aprovados os estudantes Thayuan Rolim, Alerson Vicente, Carmonizia da Silva, Tiago Teixeira, Leon Albuquerque e Bárbara de Araújo (aluna do curso de Automação Industrial do IFPB). E Micael Andrade foi aprovado no Mestrado de Engenharia Elétrica da UFCG.

Teve aluno que foi aprovado em mais de um programa. Gustavo Gonçalves, que passou nos mestrados Engenharia Elétrica do IFPB e UFCG; Tiago Teixeira, Arthur de Melo e Bruno Ribeiro de Araújo selecionados para os programas de Engenharia Elétrica do IFPB e da UFPB; e Rafael de Pontes, que foi aprovado em três seleções de mestrado, duas de Engenharia Elétrica (UFCG e UFPB) e um de Ciências da Computação (UFCG).

Bárbara contou que o que a motivou a continuar os estudos no mestrado foi seu engajamento em um projeto de pesquisa. "Eu nunca pensei em fazer mestrado, a ideia de ingressar em um curso de tecnologia como Automação Industrial era conseguir a capacitação necessária e entrar rapidamente no mercado de trabalho. Mas eu vi na área acadêmica uma oportunidade de melhorar minha formação profissional para entrar no mercado de trabalho com maior segurança", explica a estudante.

Para quem passou em duas seleções a alegria pela conquista veio em dose dupla. Gustavo conta que não tinha certeza do que iria fazer depois de terminar a graduação, mas nunca tinha descartado a opção de cursar um mestrado. "Procurei ter uma formação mais completa possível. Tive envolvimento com o Programa de Educação Tutorial (PET), com projetos de pesquisa, monitoria, centro acadêmico e também intercâmbio. Essas experiências me renderam muitos aprendizados e, como consequência, um currículo mais completo", destaca.

Esse envolvimento com diversas atividades durante a graduação também fez parte da vida acadêmica de Rafael, que foi aprovado nos três programas de pós-graduação que se inscreveu. O estudante também desenvolveu várias atividades extracurriculares como: monitoria, pesquisa, extensão, participação no PET de Engenharia Elétrica, publicação de artigos, e competiu em Olimpíadas de Informática.

"Todas essas experiências agregaram conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de projetos mais avançados. E o engajamento nessas atividades me incentivou bastante a buscar novos conhecimentos e me interessar pelo mestrado", revela Rafael.

Os estudantes também afirmaram que o IFPB contribuiu para a conquista e destacaram como fatores fundamentais o suporte e oportunidades que a instituição proporciona a seus alunos, além do corpo de professores ser bem qualificado.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa