Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 12 > Alunos participaram de Etapa do Campeonato Paraibano de Orientação

Alunos participaram de Etapa do Campeonato Paraibano de Orientação

A atividade fez parte do projeto Corrida de Orientação do Campus João Pessoa
por publicado: 02/12/2016 12h03 última modificação: 02/12/2016 12h03

Em 2015 o projeto Corrida de Orientação do Campus João Pessoa, como modalidade esportiva na instituição, começou a dar os primeiro passos. Mas a implantação efetiva do projeto aconteceu neste ano. A primeira atividade prática foi a participação na V Etapa do Campeonato Paraibano de Orientação de 2016, ocorrida no último dia 27 de novembro, no município de Remígio-PB.

O projeto é desenvolvido pelo professor de Educação Física Abdallah Arcoverde (Campus João Pessoa), com o apoio dos professores de Geografia, Alexandre Souza (Campus Guarabira), André Alves e Celso de Araújo (Campus João Pessoa), além do professor de Matemática, Jailton Soares (Campus João Pessoa).

Participaram da etapa os alunos: Aline Maria Aguiar, Anália de Morais, Brena Montenegro, Brenda dos Santos, Gabriel Lira, Gabriela Lima, Gabriela Garcia, Inara Soares, Júlia da Silva, Larissa da Costa, Larissa da Silva, Louyse de Morais, Manuela Costa, Maria Eduarda Lima, Raquel Santos, Rayane de Lemos, Sarah de Almeida e Thais Oliveira.

A corrida de orientação é uma modalidade desportiva, que usa a natureza como campo de jogo. Durante a realização do percurso, os praticantes têm que passar por Pontos de Controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, utilizando um mapa e uma bússola. “É uma modalidade multidisciplinar que pode desenvolver inúmeras habilidades nos alunos, como o uso de bússolas e cartas com escalas, legendas e curvas de nível, orientação espacial, tomada de decisão, autoestima, dentre outras”, explicou o professor Abdallah Arcoverde.

Para o presidente da Federação de Orientação da Paraíba, José Alexandro Galdino, a expansão da modalidade esportiva nos mais diversos níveis de ensino é muito importante. "Agradeço o trabalho, o esforço e a dedicação dos docentes do IFPB, em tornar a Orientação cada vez mais conhecida na Paraíba, contribuindo para que os alunos aprendam a utilizá-la e a usufruir de seus benefícios em diversas áreas do conhecimento”, destacou.

“Participar da Corrida de Orientação foi uma novidade, pois nunca tinha ouvido falar. Pretendo seguir com esse esporte, que une o contato com a natureza, um grande esforço físico e uma ótima forma de fazer amizades. Recomendo a todos porque é uma experiência incrível”, afirmou Aline Maria Aguiar, aluna de Edificações. Sentimento compartilhado pela estudante de Controle Ambiental, Loyse Morais, que ressaltou que a corrida foi uma experiência única e "um momento diferente de praticar a Educação Física”.

A equipe agradeceu o apoio da Direção Geral do Campus João Pessoa em proporcionar a oportunidade de participação na V Etapa do Campeonato Paraibano de Orientação de 2016.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa com informações do professor Abdallah Arcoverde