Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 08 > Expotec 2016 conta com participação de servidores e estudantes do Campus JP

Expotec 2016 conta com participação de servidores e estudantes do Campus JP

No primeiro dia, palestras e oficinas foram ministradas por docentes
por publicado: 25/08/2016 15h32 última modificação: 25/08/2016 15h33

Já nas primeiras atividades a participação de servidores e estudantes do Campus João Pessoa na organização e na condução de palestras e oficinas marcaram o início da Expotec 2016. O evento começou na manhã desta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa, e continua até sábado (27) com uma rica programação, confira no site do evento.

Docentes, técnicos administrativos e alunos estão contribuindo na organização do evento, como voluntários e palestrantes, além de competidores nas provas de Robótica e na Maratona de Programação da Paraíba (POP). Uma das oficinas realizadas na abertura do evento foi ministrada pela professora do Campus João Pessoa, Claudiana Leal e pelo paisagista Eduardo Edhil. Com título "Gestão de Resíduos Sólidos", eles ensinaram os participantes a fazer compostagem.

"A compostagem é a reciclagem de resíduos orgânicos. É simples e pode ser feita em casa e até em apartamentos", explicou Claudiana. A docente ressaltou a necessidade da população buscar conhecer mais e utilizar essa atividade ao mencionar que no Brasil, diariamente cada pessoa produz em média 1,06 kg de lixo. Deste total mais da metade é de resíduos orgânicos. "A reciclagem é grande solução para esse tipo de resíduo, que não deve ser destinado para aterros sanitários, mas reciclado", enfatizou.

Claudiana também reforçou a importância de cada pessoa fazer a separação do lixo que é produzido em recicláveis secos (papel, plástico, latas etc) e úmidos (orgânicos com resto de comida, cascas de alimentos) e aqueles não recicláveis, que vão para o aterro sanitário. Tanto a professora do IFPB quanto o paisagista Eduardo Edhil acreditam que uma das principais soluções para reduzir a quantidade de lixo no planeta é a compostagem. "Uma vida sustentável torna a vida mais humana", afirmou Eduardo.

Já o professor Marcelo Magalhães ministrou a palestra "Desenvolvimento de Aerogerador de Eixo Vertical com Material de Reuso da Indústria Automobilística". Ele apresentou uma alternativa de gerador de energia elétrica, que utiliza a força do vento e é construído com materiais como pneus, rolamento, correia dentada e outros equipamentos utilizados na fabricação de automóveis.

"Com um aerogerador qualquer pessoa ou uma pequena comunidade pode produzir sua própria energia elétrica e até vender o excedente para a concessionária", frisou. O docente salientou que além de reduzir o gasto com energia a manutenção do equipamento também é outra vantagem do equipamento, já que geralmente só é necessária após 20 anos de utilização.

A participação do Campus João Pessoa continua amanhã e no sábado (27) com a exposição de trabalhos e produtos no stand do IFPB, além de outras palestras e oficinas.

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa