Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 08 > Aberta chamada pública para Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos do Campus JP

Noticia

Aberta chamada pública para Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos do Campus JP

Cooperativas e associações podem participar da chamada pública até o dia 31 de agosto
por publicado: 23/08/2016 09h53 última modificação: 25/08/2016 15h15

Desde o dia 01 de agosto, após publicação no Diário Oficial da União, foi aberta a chamada pública de cadastramento das Associações e Cooperativas de Coleta de Resíduos Recicláveis, para prestar serviços ao Campus João Pessoa. As entidades interessadas podem participar do cadastramento até o dia 31 de agosto.

O processo vai selecionar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para coletarem os resíduos recicláveis como: papel branco e misto; papelão; tetra pak; PET; PVC; plástico fino e grosso; vidro branco; alumínio; e metal (cobre e ferro). A licitação também prevê a coleta de eletrônicos, pilhas, baterias, isopor e lâmpadas fluorescentes.

Desde o início do ano que o Plano de Gestão Sustentável do Campus JP está em implantação para destinação correta dos resíduos. Os primeiros passos já foram dados, como fazer a separação do lixo que em alguns setores já acontecem. Foi realizado um primeiro estudo para saber quanto lixo era produzido no Campus João Pessoa.

Após dois dias, foi recolhida uma mostra de lixo, foi observado que foram produzidos mais de 600 kg de resíduos sólidos, destes 11,65% é de lixo reciclável; 74,04% resíduos orgânicos, com os quais é possível fazer compostagem para gerar adubo; e o restante, 14,32%, é de resíduos não recicláveis.

Desde então, iniciou-se a separação dos resíduos de acordo com as cores das lixeiras, que estarão disponíveis nos setores de trabalho e salas de aula. A divisão será da seguinte forma: as lixeiras marrons e com tampas são para resíduos orgânicos, que irão para compostagem doméstica; as de cor verde para recicláveis secos, como papéis, plásticos, metais e vidro, com destinação para associações e cooperativas; e lixeiras de cor vermelha: rejeitos (o que não se recicla), com destinação para a coleta municipal. Confira  aqui a relação de resíduos que podem ser descartados em cada lixeira.

A diretora de Administração, Planejamento e Finanças do Campus JP, Cleidenédia Morais e a professora Claudiana Leal, que fazem parte da comissão do Plano de Gestão Sustentável, ressaltam que a participação de todos no processo é fundamental. “O projeto de Coleta Seletiva Solidária recebeu o nome de “Atuação Sustentável”, como um incentivo a todos os atores da sustentabilidade, ou seja, para que cada um de nós se torne um participante ativo da comunidade institucional”, comentaram.

 

Comunicação do IFPB/ Campus João Pessoa

 

registrado em: