Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > Cursos técnicos gratuitos com inscrições abertas até dia 19

Cursos técnicos gratuitos com inscrições abertas até dia 19

Para o Campus João Pessoa são oferecidas 590 vagas
por publicado: 01/10/2018 10h52 última modificação: 01/10/2018 10h52

A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou o edital do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2019.1) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). São quatro editais diferentes, mas para todos os cursos as inscrições são gratuitas. As inscrições são realizadas até dia 19 de outubro.

No total, o IFPB está ofertando 3.565 vagas em 20 campi, do litoral ao sertão. São oportunidades para cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico (para quem já concluiu o nível fundamental) e o Ensino Técnico Subsequente (para quem já terminou o nível médio).

Para o campus João Pessoa são oferecidas 590 vagas, sendo 360 para os cursos Técnicos Integrados de: Edificações, Contabilidade, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Mecânica e Informática. E 230 vagas para os cursos Técnicos Subsequentes de: Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Equipamentos Biomédicos, Secretariado e Instrumento Musical.

A seleção

Para os Cursos Técnicos Integrados ao Médio, a seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente.

A seleção para os Cursos Técnicos Subsequentes é feita pela análise do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou equivalente. Além das notas do histórico escolar nessas disciplinas, a análise pode ser feita por meio do desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.

Cotas

No PSCT, metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência.

Confira os editais

Edital Nº 71/2018 para os cursos integrados ao Ensino Médio

Edital Nº 73/2018 dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Edital Nº 74/2018 do curso Instrumento Musical subsequente ao Ensino Médio

Cronograma

A lista preliminar de candidatos inscritos deve ser publicada em 29 de outubro, com interposição de recursos para os dois dias seguintes. Após a análise dos recursos, a lista oficial de inscritos deve ser publicada em 01 de novembro.

O resultado preliminar da seleção deve ser divulgado em 30 de novembro. O prazo para interpor recursos é de 03 a 04 de dezembro. Em 07 de dezembro, a Compec prevê divulgar o resultado final.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Imagem: Pablo França – programador visual do IFPB