Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2019 > 04 > Campus promove reunião com as prefeituras do Vale do Piancó

Campus promove reunião com as prefeituras do Vale do Piancó

Encontro aconteceu nesta segunda-feira e contou com a presença da FAMUP e da AMVAP
por publicado: 01/04/2019 22h52 última modificação: 30/04/2019 16h41

Objetivando divulgar o portfólio do IFPB-campus Itaporanga e estabelecer parcerias com as prefeituras – nesta segunda-feira, foi promovido um encontro com os prefeitos, secretários de educação e assessores dos municípios da 7ª Região Geoadministrativa (Vale do Piancó). Na ocasião estiveram presentes o Sr. George Coelho, prefeito do município de Sobrado e presidente da FAMUP (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), o Sr. Alan Feliphe, Prefeito do município de Pedra Branca e presidente da AMVAP (Associação dos Município do Vale do Piancó); além de secretários de educação e outros doze prefeitos dos municípios da região do Vale, a saber: Divaldo Dantas (Itaporanga), Nenivaldo (Ibiara), Carmelita Mangueira (Diamante), José Leite (São José de Caiana), Lourival (Aguiar), José Carneiro Lídio (Igaracy), José Inácio Sobrinho (Santana de Mangueira), José Paulo “Dedé” (Santana dos Garrotes), Maria Leonice (Boa Ventura), João Nildo Leite (Santa Inês), Marcos Eron (Monte Horebe) e o Secretário de Saúde do município de Piancó (Antônio Leite), que representou o prefeito Daniel Galdino.
O encontro começou com a abertura do curso de capacitação em “Licitação, Contratos e Habilitação de Pregoeiros” - patrocinado pela FAMUP e AMVAP - ministrado pelo servidor do MPU, Franclin Santiago, que nos dias de hoje e de amanhã discorrerá sobre o tema. De acordo com o presidente da AMVAP, o referido curso tem como foco preparar servidores dos municípios do Vale do Piancó para atuarem na área de licitação e contratos, melhorando o assessoramento e a execução das prefeituras.
Após a abertura do curso, o Diretor Geral do campus Itaporanga, professor Ridelson Farias, fez uma reunião com os prefeitos presentes, secretários de educação, direção de ensino, coordenação pedagógica e de assistência estudantil para discutir parcerias com os citados municípios. Na oportunidade, o dirigente expos a história da instituição, discorrendo sobre a missão do campus no Vale do Piancó e apresentando o portfólio de serviços que poderiam ser trabalhados em parceria com as prefeituras. Ridelson comunicou dos vários cursos FIC, nas áreas de ensino e de administração, que podem ser ministrados para servidores (técnicos administrativos e professores) dos municípios. Como também expos uma diagnose da situação socioeconômica dos discentes matriculados na unidade de Itaporanga, os quais são oriundos de quatorze municípios daquela região, esclarecendo sobre a limitação de recursos para o programa de assistência estudantil, que neste ano está disponibilizando R$ 162.000,00 para garantir a permanência e o êxito dos estudantes na instituição, não sendo suficiente para contemplar nem aqueles mais carentes, já que 80,6% dos discentes têm renda percapita inferior a meio salário mínimo. Neste sentido, o dirigente, externando que o investimento de hoje minimizará os problemas de amanhã, pediu o envolvimento das prefeituras no sentido de garantir o deslocamento dos estudantes até o campus Itaporanga.
O momento proporcionou um rico debate que foi alimentado pelo pronunciamento espontâneo do presidente da FAMUP, que enalteceu o trabalho e a preocupação da gestão do campus.
De acordo com a prefeita do município de Boa Ventura, Maria Leonice, a reunião serviu para esclarecer ainda mais a importância do Instituto para a região do Vale do Piancó. Saio satisfeita e gratificada com a reunião, concluiu a gestora.
O momento foi elogiado por todos os participantes, que ao final visitaram o laboratório de instalações prediais para conhecer em detalhes as práticas de ensino da instituição.