Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 09 > Alunos da robótica se classificam para Etapa Estadual da OBR

Alunos da robótica se classificam para Etapa Estadual da OBR

Grupo de robótica do Campus Itaporanga foi o único classificado da região do Vale do Piancó
por publicado: 04/09/2018 15h08 última modificação: 22/09/2019 14h55

O campus Itaporanga, através de suas equipes de robótica, obteve classificação para Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, realizada no último sábado, 01/09, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes em João Pessoa-PB.

Bastante esforçados, os alunos Alany Raiane e José Klébson (equipe Big Ita); Larissa Bastos e Marlon Emanuel (equipe Edif Ita) e Lucas Pereira e Emanuel Lacerda (equipe Hefestron) participaram da Etapa Regional no dia 30/08, acompanhados dos servidores Arley Willer e Anaíze Anália. Ao todo, foram 106 (cento e seis) equipes do estado pleiteando uma das 8 (oito) vagas na Etapa Estadual.

Várias escolas do sertão estiveram presentes, representando os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda e Santana de Mangueira sendo o IFPB Itaporanga o único do Vale do Piancó classificado para a Etapa Estadual. O destaque destes alunos do Campus na área tecnológica vêm sendo aprimorada graças a uma capacitação em Sistemas Digitais e Robótica Educacional coordenada pelo servidor Arley Willer.

Na Estadual, o campus Itaporanga competiu contra escolas de João Pessoa, Catolé do Rocha e Cajazeiras. Ao fim da olimpíada, classificaram-se para a Etapa Nacional equipes de Patos e Catolé do Rocha.

As olimpíadas científicas são uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens e são utilizadas em praticamente todo o mundo. A OBR é uma iniciativa suportada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Um objetivo comum é "atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, bem como identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas".

Com informações da OBR.