Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 06 > Projeto de extensão “Contrastes entre Luzes e Sombras” apresenta esquetes em creche

Entre a penumbra e o sorriso infantil, o projeto concluiu suas atividades no dia 12 de junho
por Arley publicado: 21/06/2018 13h09 última modificação: 21/06/2018 13h09

O Projeto de Extensão intitulado Contrastes entre luzes e sombras, inscrito no Edital Cultura em Rede - Fomento à Articulação de Grupos Culturais e Acadêmicos, nº 021/2017, encerrou suas atividades no dia 12 de junho de 2018, com apresentações na creche municipal Maria Nóbrega Aguiar de Sá, no bairro Vila Mocó, em Itaporanga-PB.

Coordenado pelos professores Ana Cristina de Lucena Figueiredo, de Artes, e Maxsuel Alves, de História; o projeto foi desenvolvido com estudantes do Curso técnico em edificações do Instituto e sua atividade principal planejada - a encenação com sombras-, foi levada para uma creche com o objetivo expandir as ações do IFPB para a comunidade itaporanguense e especialmente familiarizar as crianças com esta linguagem artística. As apresentações aconteceram em seções, que foram repetidas para atender ao número de turmas existentes na educação infantil do espaço visitado.

Após muitos experimentos durante o percurso de criação, para a ação dramática final, foram usados objetos representativos, com os quais os estudantes contaram histórias voltadas para o público infantil, como nos conta a estudante Jéssica Kelly Simplício: “tivemos que criar histórias infantis, imagina ai! Porém, deu tudo certo! Amém! Foi difícil? Foi, mas muito divertido e gratificante, principalmente depois de ver o resultado de tanto trabalho; Só de olhar a carinha de encantamento das crianças ao verem nosso trabalho fez vale muito a pena todas as dificuldades que tivemos, receber os elogios foi a melhor parte, ter essa turma animada e empenhada no que fazia me fez querer dar tudo de mim, com esse projeto deixei de lado a timidez e me soltei aprendi muito com todos os integrantes da minha mais nova família”

Ao fim de cada apresentação, percebemos que a sombra em si mesma, bem como a contação de histórias, hipnotizam o ambiente a sua volta. Os alunos-espectadores, apesar de terem entre 2 e 5 anos, assistiram aos esquetes com muito entusiasmo e vivenciaram, também, um momento coletivo de percepção da própria sombra e da sombra do outro. Esta vivência foi de grande valia e que despertou a sensação de deslumbramento diante das inesperadas formas e movimentos de cada aluno – sensação semelhante à de ver as coisas pela primeira vez.

Ao longo de meses de pesquisa e ensaio sobre a linguagem teatral, os estudos das luzes e seus efeitos, etc. essa sensação foi aprimorada entre os estudantes do IFPB envolvidos, que se tornaram-se cumplices de algo que era maior que eles mesmos: a arte teatral. Compartilhar isto com o público é o que afirmam como sua maior realização grupal e pessoal, como diz a estudante Edinária Abílio: “tivemos que trabalhar com o objetivo de lidar com crianças , criar história que elas entendessem, e até mesmo pensar como elas , foi difícil , porém com a ajuda dos professores, e várias reuniões, conseguimos, e no dia 12/06, apresentamos para uma creche! Cada turma foi um aprendizado, ver a serenidade no olhar dos pequenos assistindo, e quando víamos eles sorrindo, isso sim era gratificante; lidamos com crianças de idades diferentes, tentamos mudar, e entrar primeiramente no personagem criança, antes de estar atrás da sombra, foi um dia de bastante aprendizado , e melhoria como pessoa”.

Enquanto isto a sensação de realização com o sucesso da conclusão do projeto é partilhada pelos orientadores Maxsuel Alves e Ana Cristina Lucena Figueiredo. Esta última, inclusive, prometeu a continuidade da pesquisa a respeito da linguagem do teatro de sombras: “Entre tantos obstáculos enfrentados no percurso de realização do projeto, me sinto realizada pois essa proposta já me inquietava há bastante tempo. A magia e plasticidade das sombras e o universo místico e poético que se constrói nesse contexto me atraem e foi isso que me provocou a vontade de concretizar este projeto. Pela encantadora experiência que tive com todos os membros do projeto nesse curto período, sinto que não vou parar por aqui! Continuarei com a proposta!”

Por fim, vale ressaltar a importância deste projeto para a cidade de Itaporanga, bem como para a formação dos estudantes e público, que, através das luzes e sombras educam as sensibilidades para olhar para o mundo em novas perspectivas.

Por Maxsuel Alves

Imagens: Ismael Ferreira