Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 05 > Professora do campus é selecionada para integrar o Banco de Avaliadores do MEC

Professora do campus é selecionada para integrar o Banco de Avaliadores do MEC

Os avaliadores do BASis são designados para aferir a qualidade de instituições e de seus cursos de graduação
por Arley publicado: 09/05/2018 13h40 última modificação: 09/05/2018 13h40

É com grande satisfação que o campus Itaporanga, anuncia que a Professora Dra. Maria Clerya Alvino Leite, foi selecionada para compor o Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O BASis consiste em um cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para realizar as avaliações in loco nas instituições de educação superior. Os novos avaliadores participaram de uma capacitação a distância no período de 06 de março a 06 de abril do corrente ano e a publicação no DOU ocorreu no dia 03 de maio de 2018 (Nº 84, Seção 1, página 27). A partir de então, os avaliadores já são considerados aptos - podem ser designados para realizarem avaliações. As designações ocorrem conforme a necessidade do INEP e a demanda de cursos a serem avaliados

O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no país, produzindo indicadores, como o conceito institucional (CI) e o conceito de curso (CC), além de um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda a sociedade.

Os docentes são selecionados conforme a demanda de avaliações do INEP e precisam cumprir alguns requisitos, tais como: titulação mínima de mestre; comprovar exercício de docência na educação superior de pelo menos três anos em instituição cadastrada pelo Ministério da Educação; efetiva produção acadêmica e intelectual nos cinco anos imediatamente anteriores à seleção registrada no currículo Lattes; conduta íntegra; não ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias e ter disponibilidade para participação em pelo menos três avaliações anuais.

Maria Clerya Alvino Leite, possui graduação em Bacharelado em Enfermagem (2008) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP); Licenciatura em Enfermagem (2011) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Licenciatura em Ciências Biológicas (2011) pela Universidade de Pernambuco (UPE); Especialização em Enfermagem do Trabalho (2009) pelas FIP e em Gestão em Saúde (2015) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Mestrado em Ciências da Nutrição (2010) e Doutorado em Farmacologia (2015) pela UFPB. É professora do Instituto Federal da Paraíba desde 2014, atuando no curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Atuou como Coordenadora Adjunta do Pronatec, Coordenadora de Ensino e Diretora de Ensino do Campus Itaporanga.

Por Maria Clerya