Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 05 > Cultura em Rede - Projeto de Extensão: Contrastes entre luzes e sombras

Cultura em Rede - Projeto de Extensão: Contrastes entre luzes e sombras

Trabalhos desenvolvidos com arte na extensão do campus Itaporanga
por Arley publicado: 22/05/2018 10h04 última modificação: 24/05/2018 16h26

Contrastes entre luzes e sombras é um projeto do programa de extensão do campus Itaporanga selecionado no Edital 021/2017 - Cultura em rede e Coordenado pela Professora de Arte Ana Cristina de Lucena Figueiredo. O projeto tem como proposta principal ofertar a construção do fazer teatral com elementos do Teatro de Sombras e disseminar essa linguagem na comunidade escolar da cidade de Itaporanga despertando a familiarização com tal linguagem artística.

Dentro do período de cinco meses de realização do projeto, foram vivenciados momentos de expressividade corporal, experimentos cênicos e construção do fazer teatral. Os discentes e docentes atuantes no projeto realizam encontros semanais vivenciando práticas integradas e trocas de saberes para produção de espetáculos direcionados ao público infantil. Estimulados pela coordenadora do projeto e pelo Professor de História, José Maxsuel Lourenço Alves foi colocado em prática uma vontade comum: trabalhar a linguagem do teatro de sombras. O trabalho com sombras proporciona pesquisas simbólicas, históricas, corporais, textuais e imagéticas sobre o tema escolhido para experimentação, sendo teatralmente transformado ao longo das experiências dos seus praticantes.

Pensar o Teatro de Formas Animadas, mais especificamente o Teatro de Sombras, é também refletir sobre o brincar, sobre o lúdico; afinal, animar um objeto é lhe conferir alma, dar-lhe vida. O ato de brincar envolve tanto as crianças quanto aqueles que se deixam penetrar neste mundo de sonhos em que tudo se torna possível: a infância.

A grandeza do universo da sombra traz a cada experiência, novas possibilidades, e isso faz desta forma teatral um instrumento fundamental para refletirmos sobre a educação através da arte.

Toda a criação dos alunos é respeitada e discutida, para que suas ideias e sugestões sejam refletidas, e sempre consideradas como fundamentais para a realização de um trabalho coletivo como o teatro. Sendo assim, a principal conquista dos alunos, que participam é, além de sua obstinação, a garantia de que neste espaço de aprendizagem eles têm o poder de transformarem sua realidade, trazendo para o projeto muito de si e se reconhecendo como integrantes de um grupo.

Deste modo espera-se que a familiarização com a linguagem artística do teatro de sombras seja eficiente e que a comunidade envolvida empodere-se dos conhecimentos sobre o tema abordado para encenação. Também espera-se que seja concretizada a integração entre as instituições participantes, a promoção da troca de saberes pedagógicos entre os profissionais envolvidos no projeto.

Por Ana Cristina