Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 04 > Curso de Informática Básica para Terceira Idade

Curso de Informática Básica para Terceira Idade

Parceria é com a Secretaria de Assistência Social do Município de Itaporanga
por Arley publicado: 10/04/2017 18h51 última modificação: 10/04/2017 18h51

O Campus Itaporanga do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) firmou parceria com a secretaria de Assistência Social do Município de Itaporanga/PB representado por sua secretária Naura Ney Lima Ferreira de Carvalho para implementação do Curso de Informática Básica para Terceira Idade. O curso tem como principal objetivo a Inclusão Digital do público da terceira idade Itaporanguense e do Vale do Piancó, aproximando os idosos das ferramentas computacionais utilizadas no cotidiano do mundo tecnológico e estimular o empreendedorismo.

Estiveram presente na reunião com a Secretária de Ação Social Naura Ney, o Prof Severino Pereira Júnior (Coordenador do Curso Técnico Integrado em Edificações) e o Professor Jocênio Marquios Epaminondas, Coordenador do Projeto.

Além de proporcionar a Inclusão Digital da Terceira Idade da população Itaporanguense e do Vale do Piancó, este projeto contará com a participação de alunos bolsistas do Curso Técnico Integrado em Edificações proporcionando a oportunidade para que eles possam colocar em prática o conhecimento teórico adquirido na disciplina Informática Básica, destaca o professor Severino Pereira de Sousa Júnior.

Nesta parceria a Secretaria de Ação Social disponibilizará o lanche e o material escolar necessário para os estudantes da terceira idade. A secretaria também estará disponibilizando o transporte para locomoção do idoso até a Escola Modelo João Silvino da Fonseca.

A secretária destaca que este projeto é de suma importância para valorização dos idosos do município de Itaporanga e apresenta os diversos projetos desenvolvido com os Idosos do Municipio, dentre eles: aula de pilates, Hidroginástica, atividades artesanais, de cultura e lazer. O Diretor do Campus Itaporanga Prof Ridelson Faria enfatiza ainda que este projeto além de promover a  Inclusão Digital da Terceira Idade do município de Itaporanga, proporcionará uma maior participação dos idosos na sociedade, melhorando sua qualidade de vida e aumento da expectativa de vida desse grupo.

O Instituto Federal da Paraíba – Campus Itaporanga em parceria com a Secretaria de Ação Social ofertará 22 (Vinte e Duas vagas) e será ministrado no Laboratório de Informática do Campus Itaporanga localizado na Escola Modelo João Silvino da Fonseca. Ter idade mínima de 60 anos e ensino fundamental incompleto são os principais requisitos que os candidatos deverão ter para se inscrever.

O Prof Jocênio Marquios Epaminondas complementa que o curso terá carga horária total de 160 horas e terá duração de 7 meses. Acrescenta ainda que as aulas acontecerão nas Segundas-Feiras, Quartas-Feiras e Sextas-Feiras, no horário das 15:50h às 17:30h, tendo como previsão de início dia 03/05/2017 no período vespertino.

O Professor Jocênio é servidor do Instituto Federal de Brasília – IFB (Campus Ceilândia) e está em Cooperação Técnica com o Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Campus Itaporanga) e irá coordenar este projeto de inclusão digital para terceira idade idade no IFPB. O IFPB em parceria com o IFB estarão disponibilizando o livro “Informática Básica para Terceira Idade” publicado pela editora IFB, no qual o professor em epígrafe é um dos autores e será o professor titular do curso.

Texto: Jocênio Epaminondas