Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 02 > Evento de Extensão sobre Qualidade de Vida

Evento de Extensão sobre Qualidade de Vida

Ação faz parte do Programa Integrador Escola Comunidade – PIEC
por Arley publicado: 16/02/2017 07h10 última modificação: 16/02/2017 07h19

O Campus Itaporanga realizou nessa terça-feira, 14/02/2016, o evento de extensão sobre Qualidade de Vida. Essa atividade faz parte do Programa Integrador Escola Comunidade – PIEC, cujo Programa de Extensão intitula-se Qualidade de Vida & Educação, coordenado pela Enfermeira do Campus Itaporanga, Malu Micilly Pinto. O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde, dentre eles, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e educador físico. Cada profissional abordou a temática da qualidade de vida na perspectiva da sua área de atuação. Todos enfatizaram a importância da manutenção de hábitos de vida saudáveis e da compreensão do conceito ampliado sobre saúde, entendendo-a como um bem-estar físico, psíquico, emocional e espiritual. A psicóloga, Selma Marques, profissional do município de Itaporanga, destacou em sua fala que ‘Ter qualidade de vida não está relacionado ao padrão de vida, são coisas distintas’. Viver com qualidade não está condicionado a ter muito dinheiro. A prática de hábitos saudáveis são escolhas feitas pelo indivíduo que não necessariamente requer custo alto. A profª de Educação Física do Campus Itaporanga, Jéssica Mota, relatou em sua apresentação várias modalidades de esportes e outras atividades físicas que são gratuitas, como corridas e caminhadas, por exemplo. Ela evidencia em seu discurso a importância da prática regular de exercícios físicos para a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida. Afirma que ‘Exercícios Físicos devem ser planejados...no mínimo, 150 minutos por semana para não ser considerado sedentário’.

Atrelado à atividade física vem a alimentação saudável. Ambos caminham juntos na corrida por uma vida com qualidade. A ingestão de alimentos frescos, como frutas e legumes; redução de açúcar e sódio no preparo dos alimentos e boa ingestão de água constituem um cardápio ideal para o dia a dia. A nutricionista do Campus João Pessoa, Rosalva Guedes, enfatizou a necessidade de se consumir alimentos de todos os grupos nutricionais, evitando os industrializados e processados e dando preferência aos alimentos frescos. A correria do dia a dia conduz a preferência por alimentos de fácil e rápido preparo e de baixo teor nutritivo, porém a dica valiosa da nutricionista está evidenciada em sua fala quando diz ‘Temos que voltar a comer a comida da mamãe e da vovó, comida de verdade’.

Já na área da fisioterapia, o servidor do Campus João Pessoa com formação em fisioterapia, Tarcísio Duarte, abordou a importância da postura corporal adequada para a saúde do adolescente. A postura do corpo também reflete o estado emocional da pessoa, como por exemplo, a timidez, a tristeza, a alegria, como diz o fisioterapeuta em seu discurso: ‘O nosso corpo fala’. Portanto, independente da causa, seja ela emocional ou física, corrigir a postura ao sentar, ao levantar, ao dormir e quando realizar qualquer atividade física se faz necessário para o bom funcionamento do organismo.

O evento contou com a participação dos alunos do 1º e 2º Ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, bem como docentes e técnico-administrativos do Campus Itaporanga. A enfermeira e coordenadora do Programa de Extensão, agradece a todos pela ajuda e colaboração e enfatiza a satisfação em promover momentos construtivos como esses, de formação e troca de saberes e de multiplicação de conhecimentos.

Texto e imagens: Malu Micilly