Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2019 > 09 > Campus Itabaiana realiza I Semana de Egressos

Campus Itabaiana realiza I Semana de Egressos

Atividades aconteceram entre os dias 02 e 06 de setembro
por publicado: 19/09/2019 09h13 última modificação: 19/09/2019 11h48

Proporcionar um momento de reencontros e confraternização entre egressos, alunos e servidores. Este foi o objetivo da I Semana de Egressos do Campus Itabaiana, realizada de 02 a 06 de setembro, na sede do campus. O evento foi organizado por uma comissão composta pelos servidores Reginaldo Paiva (represente da política de Egressos do campus), Lorena Varela e Elza Galdino, sob orientação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

O destaque da programação foi a realização de palestras e rodas de conversa com egressos de outros campi que seguiram diferentes carreiras após a conclusão de seus cursos.

Semana Egressos I.jpegO evento foi aberto com a apresentação cultural de alunas do 2º ano do curso de Eletromecânica. Na ocasião, Reginaldo Paiva, que também é ex-aluno do IFPB - Campus João Pessoa, relatou a satisfação em realizar a Semana de Egressos no campus. “É uma satisfação pessoal organizar um evento como esse, pois sou egresso e me identifico bastante com o tema, a oportunidade de compartilhar estes momentos e reencontrar os nossos egressos; além de já incentivar os nossos concluintes a voltarem todos os anos para a nossa instituição!”.

O diretor de Desenvolvimento de Ensino, Henrique Nóbrega, agradeceu o esmero e dedicação da comissão organizadora do evento, cumprimentando cumprimento todos os presentes, em especial os alunos concluintes dos cursos Técnicos Integrados em Automação Industrial e Eletromecânica. “É uma satisfação poder está formando as turmas pioneiras desta unidade de ensino no final deste ano de 2019. Vocês foram os estudantes que juntos conosco acompanharam de perto a jornada de luta dessa instituição. Destaco também os nossos discentes já certificados: José Severino e Lucas Emanuel, que são exemplo de superação, e que atualmente estão matriculados nos cursos superiores do IFPB João Pessoa e Campina Grande”.

Já o diretor geral do campus, Isaac Lacerda, destacou que “é de suma importância o evento realizado, poder acompanhar os nossos alunos de perto o crescimento de cada um deles. Também coloco o Campus Itabaiana à disposição para ajuda-los no que precisarem”.

Seman Egressos IV.jpegNa terça-feira, 03, aconteceu a roda de conversa com o egresso do Campus Campina Grande, José Henrique Lima, que atualmente cursa Relações Internacionais na Polônia. Durante o diálogo, os participantes puderam trocar experiências e informações sobre a realização de intercâmbio.

No dia 04 de setembro, o compartilhamento de experiências foi realizado com Edleusom Saraiva, que foi aluno do Campus Cajazeiras e atualmente é docente daquele campus.

Para finalizar a I Semana de Egressos, a instituição recebeu a visita da comitiva da Secretaria de Educação de Itabaiana. Durante a visita, o prefeito Dr. Lúcio enfatizou a importância da parceria com o IFPB e transformação que a instituição proporcionará na região com a formação profissional e cidadã.

Apesar de esta ter sido a primeira semana dedicada aos egressos do Campus Itabaiana, outras atividades foram realizadas anteriormente com os alunos concluintes, a exemplo visita técnica realizada no mês agosto à Usina Solar São Lourenço da Mata, em Pernambuco.

Conforme o professor Felipe Macedo, a usina foi construída em 2013 para atender à Arena Pernambuco, como parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento que foi, em seguida, estendido ao âmbito educacional. Na usina foi construído um ambiente didático para apresentação de aulas sobre eficiência energética e energias renováveis, gerido pela Celpe.

Além do momento didático interativo onde são discutidas melhores práticas no uso de energia elétrica e as novas modalidades de geração de energia que apresentam menor impacto ao meio ambiente, os alunos foram apresentados à planta solar fotovoltaica em si, instalada no local, que atende ao consumo de energia elétrica da Arena Pernambuco; tendo sido apresentados a diferentes tecnologias de fabricação de painéis, e aos demais dispositivos pertencentes a um sistema de geração fotovoltaica.

O grupo também visitou a própria Arena Pernambuco, que fica ao lado da Usina Solar e foi construída para os jogos da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Em seguida, os alunos conheceram o Instituto Ricardo Brennand, que possui um acervo de mais de 10 mil peças do colecionador que dá nome ao Instituto. Entre pinturas, esculturas, e acervos de peças medievais, os visitantes conheceram as mais diversas coleções acumuladas por Ricardo Brennand nos seus mais de 90 anos de vida.

DGCom – com informações do Campus Itabaiana