Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2017 > 12 > IFPB inaugura primeiro Ecoponto de Itabaiana

IFPB inaugura primeiro Ecoponto de Itabaiana

O evento ocorreu no último dia 15 de dezembro e contou com a participação de servidores, alunos e autoridades locais
por publicado: 18/12/2017 13h19 última modificação: 26/10/2018 11h56

Na última sexta-feira, 15 de dezembro, foi inaugurado em Itabaiana o primeiro Ecoponto do município, fruto do desenvolvimento de um projeto de extensão coordenado pela servidora do IFPB, Cinthia Saska.

Localizado na Av. José Silveira, em frente à Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, o Ecoponto é um local de entrega voluntária de resíduos recicláveis, evitando a degradação de áreas e se constituindo alternativa para milhares de pessoas que despejavam esses resíduos de forma imprópria e ilegal. Este projeto desenvolveu- se com alunos e voluntários do Campus Itabaiana, tendo como parceiros sociais os recicladores da Cooperativa Itamare e a Prefeitura Municipal de Itabaiana. A execução do projeto contou também com o apoio de patrocinadores comerciais e colaboradores. Junto ao Ecoponto também foi instalado um depósito para o descarte de pilhas e baterias (PILHITA), fruto do projeto de extensão da professora Dandara Mariz e seus alunos.

O principal objetivo deste projeto, do Ecoponto, foi desenvolver um plano de trabalho de Educação Ambiental no município de Itabaiana, quanto à destinação correta de resíduos sólidos, e a implantar um Ecoponto piloto. Com este projeto espera-se uma maior conscientização e sensibilização por parte da comunidade de Itabaiana/PB pela importância, para o meio ambiente e saúde da população, da destinação correta dos resíduos sólidos. Com a implantação do Ecoponto, espera-se também que os recicladores da cooperativa Itamare possam recolher de forma mais eficaz um maior volume de resíduos sólidos produzidos em Itabaiana/PB, aumentando sua geração de renda.