Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2019 > 04 > Campus Guarabira realiza VI edição da Procissão do Fogaréu

Campus Guarabira realiza VI edição da Procissão do Fogaréu

A sexta edição acontecerá no dia 15 de abril, na cidade de Guarabira, a partir das 17h45min
por publicado: 12/04/2019 13h55 última modificação: 12/04/2019 13h55

Será realizada pela sexta vez no Agreste Paraibano, na cidade de Guarabira, a Procissão do Fogaréu. A Procissão é uma manifestação cultural popular, sendo umas das mais belas da nossa cultura popular brasileira, tradicional da cidade de Goiás Velho, antiga capital do Estado de Goiás, onde acontece a quase 300 anos, tem raízes espanholas, sendo trazida para o Brasil pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola.

“O Fogaréu é o espetáculo resultante do encontro das chamas, da festa e da lembrança na foz ardente da comemoração, rememoração. Festeja-se a lembrança de um acontecimento e promove-se a celebração de uma lembrança. Por meio da evocação são reforçados valores e traços culturais considerados significativos e o rito mantém acesa a memória”.

A Procissão do Fogaréu representa a perseguição dos soldados Romanos a Jesus Cristo na antiga Jerusalém. Esta manifestação vai ser encenada pelos alunos do IFPB, Campus Guarabira, vestidos com túnicas de cetim e capuzes coloridos, levando tochas nas mãos (estes chamados de farricocos) pelas ruas da cidade de Guarabira, à procura de Jesus Cristo ao som de tambores.

Para este ano, 2019, os alunos se concentrarão no CIEC - Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura e sairão em marcha pelas ruas do centro da cidade, tendo como primeira parada, a frente do Teatro Municipal, onde representará o local da Última Ceia, já dispersa, neste momento ocorrerá a primeira encenação, em seguida retoma a marcha em direção a Catedral da cidade, que representará o Monte das Oliveiras. No átrio da Catedral, teremos a encenação da prisão de Jesus Cristo. Neste momento, teremos o som dos tambores, anunciando a prisão de Jesus. Os farricocos retornam ao ponto inicial em marcha ao som de uma pequena fanfarra trazendo Jesus como prisioneiro.

A procissão do Fogaréu une duas linguagens artísticas: a teatral e a musical. A sexta edição acontecerá no dia 15 de abril, saindo do CIEC – Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura, localizado na rua Joca Ataíde, no bairro Novo, saindo pontualmente às 17h45min. É um momento aguardado com muita ansiedade e expectativas pelos alunos, IFPB e toda a comunidade Guarabirense.

A Procissão do Fogaréu é um projeto idealizado e executado pela professora de Arte, do IFPB - Campus Guarabira, Líbna Naftali, há cinco anos. Este ano será realizada a sexta edição da procissão na cidade, desta maneira, consolidando-se e concretizando-se como uma manifestação presente na cultura popular da cidade.