Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 10 > Campus Guarabira encerra mais um Curso de Extensão em Libras

Campus Guarabira encerra mais um Curso de Extensão em Libras

A turma contou com 19 alunos, tanto da comunidade interna quanto externa e a certificação ocorreu no último dia 10 de outubro.
por publicado: 13/10/2017 13h44 última modificação: 13/10/2017 13h44

O curso de extensão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é oferecido no campus Guarabira, desde o ano letivo de 2016, sendo esta a segunda turma a concluí-lo. Neste ano, as aulas tiveram início em 16 de maio e seguiram até a última terça-feira, 10 de outubro, quando houve a certificação e confraternização da turma, que contou com 19 alunos, tanto da comunidade interna quanto da externa.

O curso tem por objetivo promover a comunicação entre os surdos e as pessoas ouvintes. Sua ministrante, Francy Pontes, intérprete da língua de sinais no campus, conta que a ideia de abrir o curso surgiu “no momento em que o IF abriu vagas para o público surdo e viu-se a necessidade de comunicação entre os alunos surdos e os demais alunos, professores e funcionários” e que desde o momento que decidiu abrir a primeira turma recebeu total apoio da direção do campus.

Francy aprendeu LIBRAS com o objetivo de ajudar seu vizinho que era surdo, apaixonou-se pela língua e passou a trabalhar com ela. Ela relata que o maior desafio encontrado, em sua profissão e trabalho no IFPB, é contornar o déficit com o qual muitos alunos surdos chegam ao instituto, por não terem tido o acompanhamento de intérpretes nas escolas das quais são egressos, fato que dificulta muito o aprendizado desses alunos.

O aluno Visney , membro da comunidade externa, reforça a importância do curso, uma vez que este “nos inclui no mundo dos surdos, mundo ao qual muitas vezes não procuramos nos adequar”. A aluna Maria Helena, do curso Técnico Integrado em Edificações, compartilha da opinião de seu colega e revela: “escolhi o curso para obter uma maneira de poder me comunicar com os surdos”.

A aprovação por parte dos alunos e a grande procura por vagas mostram que o curso vem obtendo bons resultados, dessa forma tem-se o intuito de abrir novas turmas no futuro, inclusive uma turma no período da noite, pois “o comércio de Guarabira é aberto o dia inteiro, de forma que muita gente procurou por vagas, mas não pode participar por conta de seu horário de trabalho”, explica Francy.