Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 08 > Campus Guarabira participa da 4ª edição do ENEX

Campus Guarabira participa da 4ª edição do ENEX

O Encontro de Extensão contou com uma participação de mais de 1.400 pessoas nas cidades de Cabedelo e Lucena e foi um marco para a história do IFPB que completará 108 anos em 2017
por publicado: 25/08/2017 20h40 última modificação: 29/08/2017 17h39

O ENEX (Encontro de Extensão do IFPB) encerrou sua 4ª edição nessa sexta-feira (25), no IFPB Campus Cabedelo. Com uma participação de mais de 1.400 pessoas, o evento foi um marco para a história da instituição que completará 108 anos em 2017.

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (23) na Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo durante as comemorações dos 30 anos do Festin – Festival de Intérpretes do IFPB e contou com a presença de um grande público e do Reitor Nicácio Lopes, de pró-reitores e diretores-gerais de vários campi do instituto.

Durante três dias, as atividades foram realizadas nas cidades de Cabedelo e Lucena, sendo divididas entre escolas municipais, ONG's, além do Campus Cabedelo Centro e Camboinha, contando com a colaboração e participação coletiva dos extensionistas da instituição e equipe técnica da PROEXC, informou a Pró-Reitora Vânia Medeiros.

Ao todo, foram articuladas 47 unidades de vivências com diversos temas nas áreas de educação ambiental, tecnologias sociais, comunicação, arte-educação, cultura, agricultura familiar, direitos humanos, empreendedorismo social, economia solidária, inclusão social, educação digital etc.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, a realização da 4ª edição do Enex o IFPB cumpre uma de suas missões, de sensibilização com os anseios da comunidade. “Nós vemos no evento vários projetos que estão focados na experiência de vida das comunidades. Hoje nós temos um processo de integração muito grande entre os nossos gestores dos campi e a Pró-Reitoria de Extensão”, afirmou.

“O evento foi de extrema importância para o IFPB, por sua nova formatação. Esta 4ª edição foi um marco na história do IFPB. A política de extensão vem sendo construída pelo IFPB é fundamental para que possamos construir uma instituição conhecedora dos problemas sociais das nossas comunidades, que dialogue diretamente com a comunidade e que tenha um papel social significativo”, ponderou o professor Lício Costa, diretor geral do IFPB Cabedelo, uma das sedes do Encontro de Extensão nesse ano.

O Campus Guarabira esteve presente com atividades de extensão nas unidades de vivências em Lucena e Cabedelo, apresentando ações exitosas da instituição que abrangeram desde a Implantação da Empresa Júnior de Guarabira, Atividades do Laboratório de Gestão Comercial, Ações de apoio à empreendimentos solidários do NUCAES. Como também, os resultados dos projetos ligados à área artística: "IFMusic" Ampliando a linguagem musical, Crepúsculo Artístico e o Teatro Guará. Além do Projeto IFNews: relato de experiência de um jornal escolar do Campus Guarabira.

Por fim, oficinas, apresentações teatrais e musicais, lançamentos de livros, além de visitas às ONG's participantes e envolvidas com o evento, foram algumas das inúmeras ações desta quarta edição do Encontro de Extensão do IFPB, que voltará a ser realizado no ano de 2019.

*Coordenação de Comunicação Institucional - Campus Guarabira