Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 08 > Alunos de Guarabira participam de lançamento do #EufaçoEducação

Alunos de Guarabira participam de lançamento do #EufaçoEducação

O aplicativo #EufaçoEducação permite que os estudantes avaliem a qualidade estrutural e pedagógica das escolas da rede estadual de ensino
por publicado: 13/08/2017 12h19 última modificação: 18/08/2017 18h48

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, lançou, na última sexta-feira (11), Dia do Estudante, o aplicativo #EufaçoEducação, que permite que os estudantes avaliem a qualidade estrutural e pedagógica das escolas da rede estadual de ensino. O evento foi realizado no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, e contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano, auxiliares do Governo, deputados, vereadores e outras autoridades.

Os alunos oriundos do Curso Técnico em Informática, Integrado ao Ensino Médio do IFPB Guarabira, Vitória Heliane, Gabriel Bandeira, João Marcelo e Edmilson Fernandes estiveram durante todo o processo de desenvolvimento do software e apresentaram, na cerimônia, para o governador e demais presentes, como manusear o aplicativo e também as suas funcionalidades.

Durante a solenidade, o governador falou sobre o aplicativo #EufaçoEducação e enfatizou que ele será um instrumento de interação entre os estudantes e a Secretaria de Educação na busca de melhorar a qualidade das unidades de ensino. “Este aplicativo que lançamos hoje é uma ferramenta a favor da educação e do aperfeiçoamento das escolas. Com ele será possível uma interação rápida dos alunos com o pessoal da Secretaria da Educação. Os jovens vão baixar o aplicativo e avaliar como está a merenda, o ensino, a estrutura e muitos outros aspectos da escola, podendo também elogiar a qualidade dos serviços”, explicou.

Um dos objetivos do #EufaçoEducação é canalizar a demanda da comunidade acadêmica de forma a tentar solucionar os principais problemas encontrados. “Este aplicativo coloca a Secretaria da Educação e as escolas em contato direto com os alunos. Dessa forma, os jovens vão poder apontar as necessidades de melhorias, avaliar diversos pontos estruturais, bem como a atuação dos professores e gestores escolares".

Vitória Heliane, que ajudou a desenvolver o aplicativo #EufaçoEducação, é ex-aluna do IFPB e atualmente cursa Ciências da Computação, ressalta que foi um prazer fazer parte da equipe que desenvolveu esta ferramenta para ajudar as escolas estaduais. "A partir de agora, os alunos já podem baixar o aplicativo no celular, fazer o cadastro e começar a avaliar a escola. Da mesma forma, a Secretaria da Educação já vai receber automaticamente essas informações para poder aprimorar e melhorar as condições das escolas estaduais”, explicou.

O Diretor de Ensino do Campus, professor Erick Melo, também esteve presente no evento e afirmou: "esse momento é um marco para a pesquisa e extensão do IFPB Guarabira, pois traz um pioneirismo na área tecnológica e fomenta novas descobertas em prol da educação pública na Paraíba."