Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 04 > Campus Guarabira realizou com sucesso mais uma Procissão do Fogaréu

Campus Guarabira realizou com sucesso mais uma Procissão do Fogaréu

A procissão foi realizada no último dia 10 de abril e atraiu muitas pessoas pelas ruas da cidade de Guarabira
por publicado: 14/04/2017 12h44 última modificação: 14/04/2017 12h44

O campus Guarabira do Instituto Federal da Paraíba realizou na última segunda-fera, 10 de abril, a Procissão do Fogaréu. Pelo quarto ano consecutivo, cerca de quarenta alunos dos mais diversos cursos da instituição participaram da montagem e execução da manifestação cultural, sob a orientação da professora de Artes, Líbna Naftali.

Tradição há 272 anos na cidade histórica de Goiás, que foi capital do estado que carrega o mesmo nome por quase 200 anos, se caracteriza por ser umas das manifestações culturais mais antigas da cultura popular brasileira. Suas origens estão nas procissões realizadas na Península Ibérica durante os séculos XVII e XVIII, costume este que foi trazido para o país pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola.

A encenação, que simboliza a procura e a prisão de Cristo na antiga Jerusalém, chamou a atenção de todos que contemplam-na graças as vestimentas que os farricocos, que representavam os soldados romanos. As longas vestimentas de cetim coloridas e os capuzes cônicos e pontiagudos que os alunos usaram, bem como as tochas que carregavam em suas mãos ao som de tambores, que aceleravam o ritmo da caminhada, foram marcantes para aqueles que presenciaram este evento.

A procissão partiu da praça Cristo Redentor, em frente ao Victor’s Center Hotel, localizado no Bairro Novo, passou pelo Teatro Municipal Geraldo Alverga, onde foi representado o local da Última Ceia, já na Catedral Nossa Senhora da Luz, principal templo católico do Brejo Paraibano, ocorreu a encenação do Monte das Oliveiras, onde o Nazareno foi preso. Neste momento, soaram o toque do clarim, anunciando a prisão de Jesus. Os farricocos retornaram ao ponto inicial em marcha, trazendo o prisioneiro, simbolizando sua captura.

O IFPB promoveu este espetáculo, que durou cerca de uma hora, com o intuito de ampliar o acesso à arte, possibilitando, assim, a população de Guarabira e região uma familiarização com as tradições brasileiras.