Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 03 > NOTA DE PESAR

Noticia

NOTA DE PESAR

O IFPB Campus Guarabira lamenta o falecimento do Bispo Emérito da Diocese de Guarabira: Dom Marcelo Carvalheira
por publicado: 26/03/2017 21h21 última modificação: 26/03/2017 21h24

Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira, expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Arcebispo emérito da Arquidiocese da Paraíba e primeiro bispo da Diocese de Guarabira  Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, Dom Marcelo estava com a saúde debilitada, tendo sido diagnosticado anteriormente com pneumonia e também por causa da idade, e morreu indo para um hospital, ainda no carro que o conduzia.

A Arquidiocese de Olinda e Recife lamentou o falecimento e lembrou que ele foi preso e torturado na defesa dos líderes católicos na época do regime militar. Dom Carvalheira ocupou a vice-presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1998 a 2004, teve livros publicados e morava em Olinda.

Dom Marcelo Pinto Carvalheira foi o primeiro bispo da Diocese de Guarabira (PB). Tendo sido ordenado sacerdote em Roma, em 1953, foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em outubro de 1975, e ordenado bispo aos 47 anos em dezembro de 1975 pelas mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba.

O corpo  foi levado para a Catedral da Luz, em Guarabira (PB), onde está sendo velado durante a toda noite deste domingo.

Nesta segunda (27), haverá uma missa em Guarabira e logo após o corpo será levado para João Pessoa, com chegada prevista para às 9h30, segundo a Arquidiocese da Paraíba. O velório será na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A Missa de Exéquias, seguida do sepultamento, está marcada para às 16h.

 

registrado em: