Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 02/10/2019 10h13

Foto Guarabira.jpgCom a missão de preparar cidadãos para estimular o desenvolvimento da região, através de uma sólida formação humanística e tecnológica, para que possam atuar não só no mundo do trabalho, como também na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária, foi implantado o Campus do Instituto Federal da Paraíba em Guarabira.

Criado a partir do Plano de Expansão III da Educação Profissional, do Governo Federal, foi inaugurado no dia 10 de outubro de 2011, na forma de Núcleo Avançado, vindo a se tornar campus no dia 08 de outubro de 2013, com a publicação da Portaria 993 do Ministério da Educação.

O IFPB Campus Guarabira fica localizado às margens da PB-057, numa área de oito hectares e está aproximadamente há dois anos em sua sede definitiva. Conta com um bloco administrativo com 1.783,00 m² e dois blocos acadêmicos interligados através de uma rampa de acesso e escada.

Tanto o bloco administrativo quanto os blocos acadêmicos possuem dois pavimentos. Cada bloco acadêmico tem 1.766,11 m² e as salas de aulas e laboratórios têm, aproximadamente, 63,73 m². 

A instituição conta atualmente com mais de 700 alunos entre cursos técnicos integrados, superior e EAD. Guarabira cresce e o IFPB acompanha esse crescimento, com comprometimento, ética e profissionalismo, oferecendo uma educação pública de qualidade.

Guarabira é um município brasileiro, localizado estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa "morada das garças", é uma das cidades mais populosas do estado. É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mais se torna uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Está localizada no Piemonte da Borborema, como maior e mais importante município da região do Estado da Paraíba, em região de Depressão. É zona de transição entre o Agreste e o Brejo. Na área agrestina, o seu relevo assemelha-se ao do Sertão, com uma vegetação típica de Caatinga. Também está situado entre os Baixos Platôs Costeiros, conhecidos por Tabuleiros e no rebordo do Planalto da Borborema, onde surgem as suas principais serras: Tapado, Quati, Bonfim, Cruzeiro e Mata Limpa, todas com altitudes inferiores a 300 metros. Com essa altitude se destaca a Serra da Jurema, seu pico culminante.

Sobre a Diretora



Kyara Nóbrega Fabião do Nascimento

Professora do curso Técnico em Edificações ministrando a disciplina de topografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Sousa e atualmente no Campus Guarabira. Trabalhou quatro anos como Tecnóloga em Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Conde, na Secretaria de Planejamento, atuando principalmente no tema: geoprocessamento no planejamento urbano. Possui graduação em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (2006), especialização em Geografia e Território:planejamento urbano, rural e ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco.