Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 06/09/2016 17h42

Com a missão de preparar cidadãos para estimular o desenvolvimento da região, através de uma sólida formação humanística e tecnológica, para que possam atuar não só no mundo do trabalho, como também na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária, foi implantado o Campus do Instituto Federal da Paraíba em Guarabira.

Criado a partir do Plano de Expansão III da Educação Profissional, do Governo Federal, foi inaugurado no dia 10 de outubro de 2011, na forma de Núcleo Avançado, vindo a se tornar campus no dia 08 de outubro de 2013, com a publicação da Portaria 993 do Ministério da Educação.

Apesar do pouco tempo de funcionamento, o campus Guarabira e toda a região do brejo paraibano já colhem os frutos de sua instalação: são centenas de alunos que estão sendo capacitados, muitos dos quais já começaram a ser inseridos no mercado de trabalho local.

Guarabira cresce e o IFPB acompanha esse crescimento, com comprometimento, ética e profissionalismo, oferecendo uma educação pública de qualidade.

Guarabira é um município brasileiro, localizado estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa "morada das garças", é uma das cidades mais populosas do estado. É chamada de Rainha do Brejo pelo fato de ser a principal cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mais se torna uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Está localizada no Piemonte da Borborema, como maior e mais importante município da região do Estado da Paraíba, em região de Depressão. É zona de transição entre o Agreste e o Brejo. Na área agrestina, o seu relevo assemelha-se ao do Sertão, com uma vegetação típica de Caatinga. Também está situado entre os Baixos Platôs Costeiros, conhecidos por Tabuleiros e no rebordo do Planalto da Borborema, onde surgem as suas principais serras: Tapado, Quati, Bonfim, Cruzeiro e Mata Limpa, todas com altitudes inferiores a 300 metros. Com essa altitude se destaca a Serra da Jurema, seu pico culminante.

Sobre o Diretor



Cristiano Lourenço Elias

Possui graduação em Administração de Empresas pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e mestrado em Administração - Fead (2006). Atualmente é professor efetivo e Diretor Geral do Instituto Federal da Paraíba Campus Guarabira. Trabalhou como consultor e instrutor do Sebrae nas áreas de marketing e vendas, empreendedorismo e planejamento estratégico, facilitador do curso Empretec - ONU e professor de graduação e pós-graduação da área de marketing em diversas faculdades brasileiras.