Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2017 > 11 > STRAF-ES amplia seu ciclo de parcerias participando em projeto de extensão do IFPB

Mais ações da extensão no Campus Esperança
por publicado: 23/11/2017 16h08 última modificação: 23/11/2017 16h09

O Sindicato de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Esperança (STRAF-ES) tem ampliado seu ciclo de parcerias institucionais. Atualmente, o sindicato participa de um projeto de extensão do IFPB Campus Esperança, sob a coordenação do prof. Dr. João Paulo Aragão. O objetivo do projeto de extensão é desenvolver ações de fomento ao sindicalismo rural em Esperança-PB, a partir da construção de instrumentos de informática. Têm participado do projeto, professores da área de informática, português, geografia, técnicos e estudantes.

Para a estudante Maria Clara, o projeto “colaborou para meu processo de formação e um melhor conhecimento sobre a realidade da agricultura familiar. Em vista disso, os resultados foram positivos não só para mim, mas também para o sindicato e os agricultores, pois a criação dessa ferramenta (site) proporcionou a ampliação da divulgação dos serviços prestados pelo sindicato”.

O trabalho tem contado com a participação direta do STRAF-ES, através de seu presidente, José de Assis, membros da gestão atual do sindicato e agricultores familiares. Para o presidente do sindicato esta ação "representa um esforço conjunto, resultado de uma parceria do nosso sindicato com o IFPB, de importância devido a criação do site no qual serão divulgadas as atividades do STRAF-ES. Esperamos no futuro, inclusive, utilizar este site em ações de venda de produtos agroecológicos".

O principal produto desta parceria tem sido a criação do site do STRAF-ES já disponível na rede mundial de computadores no endereço straf.com.br. O site segue em aperfeiçoamento, porém, este projeto tem sido constituído por múltiplas ações. Já foram realizados trabalhos de campo com fins a identificar aspectos socioeconômicos e linguísticos, mediante aplicação de questionários semiestruturados com 10 agricultores, bem como uma visita técnica com estudantes do 1°EM do IFPB Campus Esperança na propriedade do Sr. Givaldo, agricultor familiar sindicalizado.

Também foram realizados estudos sobre a questão agrária no Brasil, agricultura familiar, agroecologia, conservação dos recursos naturais e desenvolvimento de sites para computadores e dispositivos móveis. A produção do site, por exemplo, foi iniciada em trabalho laboratorial, coordenado pelos docentes de informática e estudantes na plataforma Wordpress. A versão inicial foi apresentada na sede do STRAF-ES/PB. Igualmente, foi ofertado curso de capacitação que visou preparar a equipe do sindicato para o trabalho no site.

O professor de Geografia, João Paulo Aragão, destaca ainda que tem-se "observado o site como instrumento comunicativo, o qual se traduz em forma de poder e maior autonomia ao STRAF-ES/PB, uma vez que amplia a extensividade geográfica de divulgação dos serviços prestados pelo sindicato em escalas que superam o local, promovendo, concomitantemente, a mitigação da distância entre campo-cidade, produtor-consumidor, agricultor-sindicato, dado constituir ferramenta que possibilita a interação e atualização da informação".