Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2017 > 09 > II Semana da Inclusão do Campus Esperança

II Semana da Inclusão do Campus Esperança

Tema: Compreendendo a luta do outro.
por publicado: 27/09/2017 13h44 última modificação: 27/09/2017 13h44

A Semana da Inclusão foi uma proposta que obteve sucesso ano passado em sua primeira edição, pois visava provocar uma reflexão sobre o quanto a sociedade ainda carece de informações sobre as pessoas com deficiência. Dessa forma, buscou-se formas de diminuir o preconceito e saber lidar (e aceitar) as diferenças.

O tema da II Semana da Inclusão, A Luta das Pessoas com Deficiência, foi escolhido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis juntamente à Coordenação de Ações Inclusivas e endossados pelos campi do IFPB. Este tema não foi escolhido à toa, mas é uma forma de relembrar que este é o mês em que se comemora tal luta.

O campus Esperança escolheu como subtema “Compreendendo o mundo do outro” e realizou entre os dias 18 e 22 de setembro várias oficinas com os alunos do 1º e 2º Anos do Curso Integrado em Informática. Estas oficinas tratavam de temas como a surdez, soroban, audiodescrição, deficiência visual, bullying, cyberbullying, deficiências, barreiras atitudinais, políticas e estruturais, entre outros.

O coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais, Nehemias N. Lourenço, acredita que “essa semana foi muito mais além do que tínhamos em mente. Atingimos não apenas a compreensão dos alunos envolvidos, mas também trouxemos um pouco de humanidade para a vida deles. Acreditamos que a Educação deve ser para todos e que para fazer isso se tornar realidade, devemos compreender o mundo do outro, mas primeiramente a sua pessoa e, não, a sua deficiência”.

Ainda de acordo com o servidor, “esta segunda edição só foi um sucesso porque pudemos contar não apenas com a unidade do campus, mas também com servidores de outro campus (Itabaiana) que muito nos apoiou com trocas de informações e sugestões de atividades que poderiam ser desenvolvidas bem como na arte do cartaz que comunicava sobre este evento”.