Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2017 > 06 > II Semana do Meio Ambiente

II Semana do Meio Ambiente

Tecnologia e Meio Ambiente – Desafios para o século XXI
publicado: 27/06/2017 14h05 última modificação: 27/06/2017 14h08

Nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2017, o campus IFPB Esperança realizou a II Semana do Meio Ambiente 2017. O tema escolhido, Tecnologia e Meio Ambiente – Desafios para o século XXI, buscou discutir os caminhos da tecnologia na preservação e controle dos recursos naturais.

O evento contou com presença de profissionais de diversas áreas que se convergiram a esta temática. A mesa redonda de abertura contou com a participação dos professores Hugo Feitosa (IFPB-ES), Thyago Silveira (IFPB-CB) e a pesquisadora Tereza Helena Costa Nunes (INSA), os quais discutiram a relação entre Tecnologia e Meio Ambiente. Nesse momento, contamos com a presença de representantes sociais e discentes convidados da rede Municipal e Estadual do município de Esperança, para participarem do debate e buscarem soluções para seus seguimentos de atuação.

No dia 08 de junho, o evento contou com a participação das professoras Maria Cristina Basílio Crispim (PRODEMA) e Flávia Martins Franco de Oliveira (UFPB/PRODEMA) que debateram sobre o uso das tecnologias no impacto, saneamento da água e saneamento ecológico como forma de conservação ambiental.

Os discentes dos cursos Técnico Integrado e Técnico Subsequente em Informática puderam participar das oficinas Informática e Meio Ambiente: aplicações em prol da sustentabilidade, ministrada pelo professor Arthur Moisés (IFPB-PI), e Fundamentos do Geoprocessamento ministrada pelo professor Erickson Albuquerque (IFPB-PI), promovendo aplicações práticas da relação Informática e Meio Ambiente.

O evento foi finalizado no dia 09 de junho com a visita dos discentes do curso Técnico Integrado ao Instituto Nacional do Semiárido, onde foram recebidos por uma equipe de pesquisadores envolvidos no processo de preservação ambiental e sustentabilidade no semiárido nordestino.

A comissão de Elaboração de Eventos do Campus Esperança agradece à colaboração de todos os envolvidos nesse processo tão importante para o Campus e a sociedade da cidade de Esperança.