Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2017 > 02 > Projeto de pesquisa sobre desenvolvimento apresenta novos caminhos para estudos

Projeto de pesquisa sobre desenvolvimento apresenta novos caminhos para estudos

Projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento em cidades pequenas: o caso de Esperança, estado da Paraíba", realizado no Campus Esperança, apresenta novos caminhos para estudos
por publicado: 06/02/2017 11h32 última modificação: 05/04/2017 10h40

O projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento em cidades pequenas: o caso de Esperança, estado da Paraíba" (ver fotos), no qual participou a estudante, Caroline Oliveira Porto Souza, foi concluído. Os pleitos sociais identificados nos trabalhos de campo desta pesquisa, além de contribuírem para o processo de formação científica da jovem estudante, poderão ser utilizados como objeto de estudo em ações de extensão, pesquisa e ensino do Campus Esperança, segundo o orientador da pesquisa, professor de Geografia, João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão.
O desafio do desenvolvimento em cidades pequenas demanda sensibilidade e a percepção das contradições socioespaciais. Em cidades com dinamização econômica, como Esperança, as demandas sociais nas áreas de franja urbana podem ser despercebidas em face da expansão do mercado imobiliário de condomínios ou da ocupação destes espaços por classes sociais de maior poder aquisitivo.
Segundo João Paulo Aragão, todavia, para as classes de baixa renda, este distanciamento do centro urbano consolidado da cidade, ainda que relativamente pequeno em termos de distância, pode reforçar-se, negativamente, com a carência de serviços públicos essenciais à vida de qualquer pessoa em qualquer local na cidade. Ele cita as precárias (ou inexistentes) condições de iluminação pública, arborização, espaços de lazer e cultura, calçamento, esgotamento sanitário, coleta de lixo e segurança. Na perspectiva do desenvolvimento libertário e sustentável includente, acredita-se que o desenvolvimento em cidades pequenas precisa constituir uma experiência de sustentabilidade contrária ao modelo difuso nas grandes e médias cidades brasileiras.