Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2017 > 02 > Projeto “Esperança na Cidadania” realizou atividades ao longo de 2016

Projeto “Esperança na Cidadania” realizou atividades ao longo de 2016

Projeto de extensão, “Esperança na Cidadania”, realizou atividades ao longo de 2016 no âmbito de escolas públicas do Município de Esperança-PB
por publicado: 06/02/2017 11h46 última modificação: 06/02/2017 11h46

A cidadania é um fundamento básico que devemos procurar exercê-la de maneira ética em vista do bem coletivo. Atendendo a Missão do IFPB, que é "Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática”, o Campus Esperança do IFPB realizou o projeto de extensão intitulado “Esperança na Cidadania”.

O projeto fez parte do núcleo “Educação & Esperança” e teve por objetivo compreender os conceitos básicos de cidadania, valores morais e éticos, despertando uma nova leitura de mundo para os estudantes envolvidos no projeto, bem como à sociedade envolvida.

As ações foram coordenadas pelo professor de História, João Paulo França e contou com os estudantes voluntários, Angélica Brito Santos, Éshylla Myllene Santos do Nascimento e Sara Bruna de Araújo Lima, que desenvolveram atividades de pesquisa, debate e apresentação de textos sobre temas que envolvem a cidadania no cotidiano.

Em síntese, o Projeto foi apresentado em Banner na I Semana de Pesquisa e Extensão do Campus Esperança, realizada no período de 24 a 28 de Outubro de 2016, atendendo a estudantes, técnicos, professores e comunidade externa do IFPB – Campus Esperança. Também foram realizadas palestras no Curso Fic “Profissional Cidadão” do IFPB, com educandos das Escolas Dom Palmeira e Olímpia Souto para a temática do controle social, ética e cidadania. No dia 24 de novembro de 2016 houve a realização de Palestra na Escola Municipal Olímpia Souto com a temática da consciência negra, para educandos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Com a apresentação e a compreensão de diferentes questões relacionadas à temática da cidadania, o projeto apresentou importantes resultados, em especial para os estudantes envolvidos e a comunidade escolar atendida, pois estimulou a reflexão e o debate na busca de novas posturas cidadãs, de respeito e criticidade, frente aos desafios cotidianos da convivência em sociedade.