Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2016 > 12 > Campus Esperança comemora primeira participação no Connepi

Campus Esperança comemora primeira participação no Connepi

Estudantes apresentaram trabalhos com o professor-orientador
por publicado: 15/12/2016 16h54 última modificação: 15/12/2016 16h54

O Campus Esperança do IFPB participou, pela primeira vez, do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa Inovação (Connepi). A décima primeira versão do evento foi realizada em Maceió, Alagoas, sob a coordenação do IFAL.

O professor João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão compareceu com seus orientandos da turma pioneira do Campus Esperança, Caroline Oliveira Porto Souza e Eniedson Fabiano Pereira da Silva Júnior. Eles são do curso técnico integrado ao Médio em Informática e apresentaram pôsteres com base nas pesquisas que desenvolvem. Eniedson é bolsista do CNPq, no Programa Pibic Ensino Médio, e Caroline é bolsista de pesquisa com fomento do próprio IFPB.

Caroline apresentou um trabalho sobre o “Desenvolvimento em cidades pequenas: o caso de Esperança, estado da Paraíba” e o trabalho de Eniedson intitulou-se “Entre lemas e dilemas: desenvolvimento e vulnerabilidade socioambiental em cidades pequenas”.

Para Eniedson, o Connepi foi de grande valia para o futuro.  "Uma experiência nova e importante em questão de conhecimento. Além disso, foi uma oportunidade para divulgar nossos trabalhos e receber contribuições", destacou o estudante.

"As pesquisas apresentadas pelo Campus Esperança são de caráter estrutural e diagnóstico dos arranjos e tramas territoriais da região abrangida pelo Campus. Por isso, são trabalhos que fomentarão ações no ensino, pesquisa e extensão no campus", destacou o professor João Paulo.

A pró-reitora Francilda Araújo Inácio enalteceu a iniciativa da comunidade do campus recém-implantado. "É um evento voltado para os resultados de pesquisa dos estudantes. Além disso, é um momento de autoafirmação e prova de seus esforços. Vê-los aqui enobrece nosso trabalho e justifica a continuidade das ações de pesquisa em nosso IFPB", frisou a gestora da Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB.

"O Connepi é o maior evento científico da rede e, inegavelmente, um dos maiores do Brasil. Sua importância é evidenciada quando, mesmo diante de inúmeras dificuldades, o evento alcança recordes de participação e trabalhos inscritos, além da vontade de fazer ciência expressada pelos estudantes e servidores participantes", destacou o Coordenador geral do XI Connepi, Pró-reitor de Pesquisa do IFAL, Carlos Henrique Almeida Alves.

Edição: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB, com material do Campus Esperança