Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2016 > 11 > IFPB Esperança promove a I Semana da Inclusão

Noticia

IFPB Esperança promove a I Semana da Inclusão

De 07 a 11 de Novembro de 2016, o IFPB Campus Esperança juntamente com o NAPNE promoveu a I Semana da Inclusão
por publicado: 17/11/2016 20h06 última modificação: 17/11/2016 20h06

De 07 a 11 de Novembro de 2016, o IFPB Campus Esperança, juntamente com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), realizou a I Semana da Inclusão, sendo uma ação idealizada pela Coordenação de Ações Inclusivas e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Essa foi a primeira vez que o evento ocorreu, simultaneamente, em vários campi, sendo que, a partir do próximo ano, será inserido definitivamente no calendário letivo.

O logotipo da I Semana da Inclusão do campus Esperança, de autoria do Técnico de Laboratório-Informática, Alexandre Henrique Dantas, foi bastante elogiado. É composto pela figura de seis pessoas com diferentes cores (roxo, azul-escuro, azul-claro, verde, amarelo e vermelho), umas próximas às outras, formando um círculo, promovendo a ideia de movimento. As múltiplas cores representam a diversidade humana, elemento que nos caracteriza enquanto coletivo, mas também seres únicos para além de qualquer deficiência. A proximidade das pessoas e sua distribuição em roda simboliza a união de todos os envolvidos em prol de um objetivo comum, a saber: uma sociedade inclusiva. Por fim, a ideia de movimento, proposta pela circularidade, vem demonstrar o reconhecimento de que qualquer ação comunitária em direção a algo não é estanque, mas envolvem movimentos de avanço e retrocesso, altos e baixos, obstáculos e superações.

A programação contou com palestra, roda de conversa, exibição de filme e várias oficinas sobre temas diversos, como: braille, sorobã, discalculia, LIBRAS, sistema de cotas e direitos das pessoas com deficiência, cujo público contemplado envolveu os servidores (docentes e técnicos administrativos) e os alunos de todos os cursos ofertados pela Instituição, a saber: o Técnico em Informática, modalidades Integrado e Subsequente; além do curso de Formação Inicial e Continuada.

Nesse sentido, as atividades propostas visaram apresentar temáticas e métodos de aprendizagem capazes de aproximar o público do contexto inclusivo, colocando-os para exercitar a prática, vivenciando suas dificuldades e possibilidades de resolução, bem como estimulando o diálogo, o pensamento crítico e o reconhecimento de múltiplas visões a respeito de uma determinada temática, demonstrando a amplitude das ações desempenhadas pelo NAPNE.

Para o presidente da comissão NAPNE do IFPB Campus Esperança, Izak Alves dos Santos: “É certo que um movimento de conscientização foi iniciado, cujos efeitos podem ser notados, em curto prazo, no interesse dos participantes em buscar referências bibliográficas, efetuar pesquisas na internet e desejo de ingressar em cursos de capacitação que tratam da temática inclusiva, sendo que os impactos maiores só poderão ser avaliados a médio e longo prazo. De qualquer forma, o primeiro passo foi efetuado e uma longa caminhada começou, na esperança de que, dia a dia, mês a mês e ano a ano, a inclusão seja fortalecida, adquira novas pessoas compromissadas com a causa e sirva para tornar a sociedade mais tolerante, respeitosa e símbolo de agregação”.

registrado em: