Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2016 > 02 > Cine saber: diálogos interdisciplinares

Noticia

Cine saber: diálogos interdisciplinares

Projeto que prima por uma discussão interdisciplinar e transversal e tem o objetivo de desenvolver exposições de produções cinematográficas e debates sobre temas de relevância cotidiana.
publicado: 25/02/2016 00h00 última modificação: 06/07/2016 23h37

O Campus Esperança iniciou na última quarta-feira (24) as atividades do projeto "Cine saber: diálogos interdisciplinares", voltado aos estudantes, professores, técnicos e dirigentes da instituição, além dos familiares dos alunos. O projeto tem o objetivo de desenvolver exposições de produções cinematográficas e debates sobre temas de relevância cotidiana para todos os agentes do Campus Esperança, primando pela discussão interdisciplinar e transversal.

O primeiro filme exibido foi "Um grito de socorro", que fundamentou o debate sobre bullying no campus. Na avaliação do coordenador do projeto, professor João Paulo Aragão, "as risadas, lágrimas, falas, opiniões... mostraram como é possível um projeto interdisciplinar e dialógico. Além disso, mostrou-se o Cine Saber uma ação de extensão "à" realidade, pois dela emergem as experiências compartilhadas e as temáticas debatidas. E para ela voltam-se as aprendizagens de cada pessoa participante."

Para a pedagoga Hosana Lira, a exibição do filme possibilitou que houvesse um produtivo diálogo acerca do tema bullying. "O envolvimento dos alunos e professores neste debate trouxe reflexões úteis para o dia a dia na sala de aula. É importante construir este diálogo abertamente com os alunos, para que não sobrevivam espaços de tolerância a este tipo de prática", destacou.

Na opinião do diretor de Ensino e professor colaborador do projeto, Bruno Araújo, "é importantíssimo esse tipo de ação, pois faz com que uma maior interação ocorra entre os professores e alunos, aliado a temas importantes. No caso o Bullying, essa é a primeira ação de muitas a serem realizadas ao longo do ano, consolidando o papel da instituição no cumprimento da Lei 13.185/2015."

Os estudantes também avaliaram positivamente a iniciativa. "O Cine saber deste dia 24 de fevereiro foi proveitoso, pois com a discussão vi que a vida de todos é influenciada de alguma forma pelo bullying. Histórias como a do Iojan (personagem do filme) me fizeram ter outra percepção sobre o limite da brincadeira e sobre o bullying", afirmou Hugo Barbosa, aluno do curso Técnico Integrado de Informática.

De acordo com o diretor-geral do campus, Valnyr Lira, o Cine Saber é um projeto de grande importância para a comunidade acadêmica de Esperança. "O projeto permite que todos discutam assuntos que vão desde conteúdos disciplinares presentes nas diversas unidades curriculares dos nossos cursos (e expostas nos filmes), assim como temas do cotidiano. Um outro ponto que destaco é que o projeto auxilia nossos alunos a terem uma visão crítica do meio em que estão inseridos e, além disso, permite que os mesmos percam a timidez em expor seus pontos de vistas sobre os temas discutidos, uma vez que a discussão é livre e incentivada pelos mediadores. Esperamos assim, contribuir com a formação desses jovens, na sua formação cidadã e técnica."

Conheça o projeto

O QUE É O CINE SABER? Projeto de extensão que apresenta a proposta do debate de temas centrais na educação escolar a partir de produções cinematográficas de modo interdisciplinar e transversal, envolvendo estudantes, familiares de estudantes e profissionais da educação do Campus Esperança do IFPB.


QUEM SÃO OS COORDENADORES? João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão
Professores colaboradores: Antonio Jesus e Bruno Araújo

QUAL O PORQUÊ DO PROJETO? Produzir conhecimento numa sociedade de informação exige a interpretação das diferentes linguagens e a contextualização do conteúdo informacional em expansão crescente na atualidade. A linguagem cinematográfica permite esta e outras ações, sendo a unidade de ensino um espaço adequado para a sistematização e contextualização do saber. Com base nisto, o presente projeto emerge com o intuito de também gerar continuamente movimento e vida à proposta curricular, didática e pedagógica do Campus Esperança do IFPB, especialmente neste momento em que sua estrutura pedagógica e didática é constituída haja vista a implantação de sua base curricular, primeiras turmas, professores, comunidade, etc. Acredita-se que a interação viabilizada por filmes com temas abrangentes e o debate contribuirá como meio de reflexão interdisciplinar de temáticas urgentes à humanidade e, por conseguinte, à comunidade escolar, atendendo, inclusive, as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN’s.

COMO ACONTECE O CINE SABER? O cine saber inicia com a sugestão de filmes com temáticas de relevante conteúdo social. Ao serem sugeridas, as produções são inseridas num calendário e, em data previamente estipulada, ocorre sua exibição. No dia da exibição do(s) filme(s) tem-se anteriormente uma breve descrição da sinopse da(s) obra(s). Após a exibição ocorre o debate aberto conduzido por professores, técnicos, representantes das famílias e gestores. Além destes, os estudantes também participam, podendo realizar perguntas e reflexões.

QUAL A PERIODICIDADE? O Cine saber não possui periodicidade definida. Assim, buscar-se-á realizá-lo nos meses em que as atividades obrigatórias do Campus Esperança não preencham todas as tardes livres. Considerar-se-á também a existência de sugestões no mês; a disponibilidade da obra em mídias reproduzíveis; faixa etária da produção cinematográfica; e os recursos materiais necessários para o Cine saber.

POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR? O projeto faz parte das ações de extensão do Campus Esperança; promove debates entre saberes enriquecedores; coloca a realidade como base, meio e fim das reflexões, visando o enriquecimento intelectual, cívico e cultural dos participantes; constitui experiência de aprendizagem diferenciada; contribui de forma significativa para a formação humana e social do técnico de informática; e representa desafio epistemológico para os diversos profissionais do Campus Esperança.

Ascom - com informações do Campus Esperança

registrado em: