Você está aqui: Página Inicial > Ead > Páginas Moodle > Dúvidas

Dúvidas de Alunos

Não consigo acessar o Moodle. Está aparecendo a mensagem “Usuário ou senha incorretos. Tente outra vez”. O que devo fazer?

Certifique-se primeiramente se a função CAPS LOCK ou FIXA do seu teclado está  desativada. Se mesmo assim não conseguir acessar, clique na opção Esqueceu o seu usuário ou senha? e siga os passos solicitados. Se o seu e-mail estiver incorreto ou não estiver atualizado, você não conseguirá redefinir a senha por meio dessa opção, será preciso atualizar o seu e-mail. 

O que fazer no primeiro acesso ao Moodle?
No primeiro acesso à plataforma Moodle, é de suma importância que você atualize o seu perfil. Para isso, na sua página inicial, clique no seu nome, selecione "Perfil" e, em seguida, em “Modificar perfil”. Atualize a sua cidade, adicione uma foto, faça uma breve descrição pessoal e, por fim, clique em “Atualizar perfil”.

Como atualizar meu e-mail?

Os dados do Moodle são os mesmos cadastrados no Sistema de Controle Acadêmico (SUAP). Para atualizar o seu e-mail no Moodle, é necessário primeiro atualizar no SUAP. Após isso, o Moodle atualizará o e-mail automaticamente, em até 24 horas.

O que fazer quando as minhas disciplinas não estão aparecendo no Moodle?

Certifique-se em quais disciplinas você está matriculado no sistema de controle acadêmico e veja, com a coordenação de seu curso, sobre a data de início de cada disciplina. Caso a disciplina já tenha iniciado e não esteja sendo exibida para você no Moodle, entre em contato com a Coordenação do seu  curso.


Atividades e Notas

Minha atividade não foi corrigida. A quem devo recorrer?
Você deve recorrer prioritariamente ao tutor da disciplina ou ao professor.

O fórum não tem a opção de postagem/resposta. O que eu faço?
O mais provável neste caso é que a data da postagem estabelecida pelo professor está expirada. Caso você esteja tentando postar dentro do intervalo divulgado na atividade, entre em contato com o professor.

Como colocar em evidência as novas postagens recebidas nos fóruns?

Clique na sua foto e selecione a opção "Preferências", em seguida, selecione "Preferências do fórum". Com as opções de configuração de seu perfil abertas, procure por “Monitoramento do fórum” e altere para “Sim, ponha em evidência as novas mensagens”. Após a alteração, clique no botão “Atualizar perfil” no fim da página.

Onde posso acessar minhas notas no Moodle?
Basta acessar a página inicial de uma disciplina em que você está matriculado e clicar no link “Notas”, localizado no bloco “Administração” (lado esquerdo da página).

A nota da atividade não está aparecendo no meu Quadro de Notas. O que devo fazer?
Certifique-se de que a atividade já foi corrigida pelo tutor. Entre em contato com o professor da disciplina e consulte se ele tornou a atividade visível para os alunos.

O que significam as “categorias” do quadro de notas do Moodle?
As categorias são agrupamento de atividades de acordo com seu tipo. Nas disciplinas oficiais do Moodle do IFPB, existem quatro tipos de categorias: colaborativas, individuais, presenciais e crédito extra. A quantidade de atividades em cada categoria varia de acordo com cada disciplina, a critério de cada professor. As categorias de atividades colaborativas, individuais e presenciais possuem 100 pontos cada, enquanto que a categoria crédito extra tem pontuação variada em cada disciplina, a critério de cada professor.

Como funciona o crédito extra?
O “crédito extra” representa uma pontuação que pode ser somada à categoria de  atividades individuais quando o aluno não consegue obter a pontuação máxima específica para essa categoria, ou seja, 100 pontos. Se o aluno possuir 100 pontos de atividades individuais e 20 pontos de crédito extra, sua pontuação extra será descartada e não será utilizada. Se o aluno possui 90 pontos de atividades individuais e 20 pontos de crédito extra, 10 pontos extras serão utilizados para totalizar 100 pontos de atividades individuais e os 10 pontos extras restantes serão descartados e não serão utilizados.

Como é feito o cálculo da média parcial?
A média parcial é uma média ponderada que atribui pesos diferentes para cada categoria de atividades. As atividades individuais e colaborativas possuem peso 3 cada, enquanto que as atividades presenciais possuem peso 4.

Como saber se vou precisar fazer exame final?
Certifique-se de que todas as atividades que você realizou na disciplina foram corrigidas e possuem nota. No quadro de notas, verifique o valor da sua Média Parcial: se o valor for maior do que 70, você estará aprovado; se for acima de 40 e menor que 70, você precisará fazer exame final; e se for menor do que 40, você estará reprovado e terá que repetir a disciplina.


DÚVIDAS DE PROFESSORES

Como mandar mensagens aos participantes de minha turma?
Certifique-se de que você se encontra na página inicial da disciplina. Clique no link “Participantes”, localizado no bloco “Navegação” (lado esquerdo da página ). No fim da página de participantes, clique no link “Mostrar todos”. Com todos os participantes sendo exibidos, marque a caixa de seleção dos participantes para quem deseja enviar a mensagem ou clique no botão “Selecionar tudo”. Na caixa de seleção, também localizada no fim da página, escolha a opção “Com usuários selecionados: Enviar uma mensagem”. Escreva o texto da mensagem e, após concluir, clique no botão “Visualização”. Se a mensagem estiver correta, clique em “Enviar mensagem”.