Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Reditec terá espaço para traçar parcerias internacionais

Reditec terá espaço para traçar parcerias internacionais

Evento reunirá os líderes da Rede e representantes de organismos internacionais
por publicado: 18/11/2017 19h06 última modificação: 18/11/2017 23h03

A 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017), além de reunir os líderes da Rede de todas as regiões brasileiras, também vai contar com a participação de representantes de organismos internacionais. São mais de 20 convidados internacionais confirmados da França, Austrália, Portugal, Canadá, Moçambique, Chile, México, Bolívia, Uruguai, Colômbia, entre outros.

Oportunidades para isso vão acontecer durante o Networking Meeting, previsto para o horário das 13h30 às 14h, nos dias 21 e 22 de novembro. O encontro vai acontecer no Auditório Ponta do Seixas. Na terça, estarão presentes a representante do Campus France no Nordeste, Mariana Midori Isagawa, e da Embaixada da Austrália, a gerente de Educação, Cristina Elsner. Na quarta, a apresentação é do Colleges Canadenses (CiCan) e da Associação Nacional de Universidades Tecnológicas do México (ANUT).  Estarão presentes a Diretora do CiCan, Marie-Josée Fortin e a Agente de Programas, Cristina Navarro, e o presidente da ANUT, Raul Martínez Hernández.

Para a assessora de Relações Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro, será uma grande oportunidade para ampliar a possibilidade de parcerias entre as instituições educacionais brasileiras e estrangeiras, algo que vem ganhando impulso nas últimas décadas. Segundo a professora Mônica, um dos grandes destaques da Reditec na Capital paraibana será o Programa Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network (La Passion), voltado para projetos e estágios multidisciplinares de estudantes e servidores.

Já são mais de 30 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que têm convênios com o La Passion, aumentando a integração principalmente com Espanha, Finlândia, Uruguai, Chile, Portugal. Durante a Reditec, eles terão a primeira agenda de planejamento de trabalho para 2018. A ideia é aumentar a mobilidade entre a Europa e a América Latina com projetos interinstitucionais.

A Reditec 2017 também terá uma Mesa Redonda para tratar especificamente da Internacionalização. Será no dia 22 de novembro, das 15h às 16h30, no Auditório Ponta do Seixas. A temática central é Internacionalização na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: estratégia para permanência e êxito.

Os expositores são Carlos Fernando da Silva Ramos, do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, Luciane Stallivieri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Raul Steban Moya Martinez, Reitor do Instituto Profesional Los lagos, no Chile, que também é Presidente da Organização Universitária Interamericana (OUI) e Rogério Dentello, Coordenador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O moderador é o presidente da Câmara de Internacionalização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de EPCT (Conif), Jefferson Manhães de Azevedo, que é Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Ainda durante a Reditec 2017, ocorrerá a certificação do Programa Líderes para o Futuro, a partir das 19h do dia 22 de novembro, na Sala Intermares. O Líderes para o Futuro foi uma capacitação semipresencial voltada para gestores da Rede Federal de EPCT. Cada instituição da Rede selecionou gestores para um curso voltado em estratégias inovadores na área educacional, com o LH Martin Institute, ligado a Universidade de Melbourne, na Austrália.

Ana Carolina Abiahy / jornalista do IFPB

Fonte: http://reditec.vhost.ifpb.edu.br/2017/11/reditec-tera-espaco-para-tracar-parcerias-internacionais/