Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > IFPB e IFRO assinam Termo de Cooperação sobre Educação a Distância

Noticia

IFPB e IFRO assinam Termo de Cooperação sobre Educação a Distância

Prefeitos de cidades atendidas por cursos EAD participaram do encontro também
por publicado: 21/11/2019 10h30 última modificação: 21/11/2019 10h31

A Reitoria do IFPB recebeu a visita de gestores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para assinar um Termo de Cooperação visando firmar uma parceria na área de Educação a Distância. O reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, veio acompanhado do diretor de EAD, Adonias Soares da Silva Junior, e do diretor geral do Campus São Miguel do Guaporé, Miguel Fabricio Zamberlan.

Eles foram recebidos pela pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, pelo diretor EAD do IFPB, Marcos Vicente dos Santos, e pela coordenadora UAB/IFPB, Márcia Oliveira Alves, além de Francisco Rodrigues, da equipe EAD. Os prefeitos das cidades de Mari, Francisco Dantas, e de Olho D’Água, Genoilton João de Carvalho, também participaram do encontro, já que seus municípios são beneficiados com cursos EAD do IFPB e do IFRO. A equipe do IFRO participou da aula inaugural de sua pós EAD em Educação de Jovens e Adultos nas duas cidades, com o lançamento do Polo EAD em Olho D'Água.

Durante o encontro no IFPB, foram tratados os desafios e as alternativas para expandir a Educação à Distância no Brasil. “É um momento histórico termos um Instituto Federal vindo de longe para trazer sua experiência, para ampliarmos as oportunidades na área de EAD”, destacou a pró-reitora Mary Roberta.

Ela comentou que a EAD no IFPB tem cumprido uma importante tarefa de capacitar profissionais nos municípios mais afastados, principalmente em parcerias com prefeituras. A professora Mary ressaltou os desafios de ampliar essa cobertura passando para outros tipos de curso, além das licenciaturas, que é a oferta mais comum mediante editais autorizados pela Capes. 

A coordenadora do Polo EAD em Mari, Marineide Martiniano, presente no encontro, acrescentou que esse é um anseio hoje dos moradores de cidades pequenas atendidas pelos cursos. “É preciso oportunizar os espaços para as pessoas, as instituições precisam rever o leque de oportunidades no Brasil”. O IFPB tem cursos EAD nas três modalidades Ensino Médio Técnico, Superior, Pós-Graduação e também ofertas de Formação Inicial e Continuada (qualificação). 

IFPB IFRO 2.jpgSegundo o reitor do IFRO, uma das saídas é elaborar projetos e buscar financiamentos específicos para essa finalidade de novos cursos. “Prefeituras, muitas vezes, perdem recursos porque não sabem trabalhar com projetos”, comentou Uberlando, salientando que os Institutos do Acre e Tocantins, também estão trocando ideias com IFRO visando ofertar outros cursos. 

O Prefeito de Olho D'Água abordou a necessidade imensa de inclusão mediante a EAD nas cidades afastadas e comentou também da necessidade de buscar parcerias com o Legislativo e o Executivo. Diálogos com a bancada federal para busca de recursos foi uma das temáticas elencadas na reunião. 

Márcia Alves ressaltou que é preciso dar um novo passo na EAD, já que o foco inicial de formação de professores, mote da criação de muitos cursos, parece superado. “A realidade da EAD hoje é outra. Já estamos atendendo alunos que saem direto do Ensino Médio para os cursos a distância porque não têm condições de sair de suas cidades e veem o curso EAD como sua chance”. Ela frisou que o reitor do IFPB Nicácio Lopes é sensível a essas iniciativas de expansão da EAD. A instituição recebeu conceito máximo em sua avaliação de credenciamento da EAD. 

Texto: Ana Carolina Abiahy (jornalista) / Fotos: Letícia Bento (estagiária) - equipe da DGCOM Reitoria