Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > Evasão de estudantes é debatida durante reunião de DDEs

Evasão de estudantes é debatida durante reunião de DDEs

Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito
por publicado: 06/10/2017 18h06 última modificação: 06/10/2017 18h10

O 12º Ciclo de Reuniões de Desenvolvimento de Ensino, que acontece no Campus Areia, prosseguiu nessa quarta-feira (04), retomando os debates sobre o Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito de estudantes.

A pró-reitora Mary Roberta Marinho apresentou as ações do plano, que visa minimizar a ocorrência de evasão de estudantes no IFPB e está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional. "Nosso PDI contém abordagens referentes à minimização da evasão e retenção escolar e ainda contempla ações referentes à política para egressos. As estratégias a serem utilizadas vão desde a ampliação da assistência estudantil à melhoria das condições de trabalho da equipe multidisciplinar, como Assistentes Sociais, Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais", complementou.

Ainda de acordo com Mary Robeta, dentre os procedimentos adotados pelo IFPB, destacam-se a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (única na Rede Federal) e de comissões nos campi, a fim de levantar dados e realizar estudos sobre a temática. "O objetivo é reduzir em 60% a evasão e retenção escolar - o que representa um grande desafio para a nossa instituição. Amanhã (05), iremos traçar, junto aos diretores de Ensino, o plano de trabalho para alcançarmos essa meta", finalizou a pró-reitora.

A reunião com diretores prosseguiu debatendo outras questões referentes ao Ensino, como o planejamento e diretrizes para o Ensino Médio, com foco no Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT), abordado pelo diretor de Educação Profissional, Degmar Anjos; o processo seletivo para o Ensino Superior - debatido pelo diretor de Educação Superior, Geísio Lima, e pela diretora de Articulação Pedagógica, Rivânia Sousa; e os Programas de Formação de Professores, apresentado pelo professor Richardson Marinheiro.

Verônica Rufino - DGCom