Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > CAPES publica editais do Pibid e do novo Programa de Residência Pedagógica

CAPES publica editais do Pibid e do novo Programa de Residência Pedagógica

Editais foram lançados nesta quinta-feira, dia 1° de março
por publicado: 05/03/2018 13h11 última modificação: 05/03/2018 13h11

A partir do anúncio do Ministério da Educação (MEC) realizado nesta quarta-feira, 28, com o investimento de R$ 1 bilhão na Política Nacional de Formação de Professores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publica nesta quinta-feira, 1º, editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do novo Programa de Residência Pedagógica.

Para ambos os editais, o primeiro passo é a inserção do currículo do coordenador institucional e docentes orientadores na Plataforma Freire, a partir do dia 7 de março e até o dia de 16 de abril. A previsão para o início dos projetos a partir de 1º de agosto.

O novo edital do Pibid tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica visa a induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior. O lançamento desses dois editais, além de assegurar a continuidade do Pibid, visa o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e com a valorização dos cursos de licenciatura.

Portaria
O Diário Oficial da União desta quinta-feira, 1º, também traz a Portaria 38/2018, que Institui o Programa de Residência Pedagógica. A publicação define a finalidade da iniciativa como a de apoiar Instituições de Ensino Superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Acesse os editais:
Pibid
Residência Pedagógica

(Brasília – CCS/CAPES)

Fonte: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8778-capes-publica-editais-do-pibid-e-do-novo-programa-de-residencia-pedagogica