Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > CAPES promove curso sobre Recursos Educacionais Abertos

Noticia

CAPES promove curso sobre Recursos Educacionais Abertos

A primeira turma está prevista para abril de 2018, com oferta de 300 vagas.
por publicado: 08/03/2018 16h55 última modificação: 08/03/2018 16h55

A Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoverá o curso “Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos” direcionado aos professores e colaboradores de instituições públicas de ensino superior que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil(UAB). A primeira turma está prevista para abril de 2018, com oferta de 300 vagas.

As vagas são destinadas aos colaboradores do Sistema UAB (coordenadores UAB, coordenadores de cursos, conteudistas, profissionais das equipes multidisciplinares, entre outros), que poderão se inscrever por meio do Coordenador UAB ou Adjunto da Instituição. Cada instituição poderá encaminhar até três nomes para a CAPES, que fará as matrículas na plataforma do Curso.

A primeira oferta do curso “Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos”, em 2018, abordará conceitos como bem comum e ética hacker, passando por conteúdos atinentes à educação aberta, à cultura digital e à sociedade em rede, bem como tratará de aspectos técnicos, como licenças e formatos abertos, desenvolvendo atividades relevantes para uma atuação e um entendimento prático sobre o assunto.

O curso faz parte de uma série de ações coordenadas pela CAPES para implementar uma política de acesso aberto aos recursos educacionais do Sistema UAB elaborados por meio de recursos públicos. Com essa ação, a agência visa capacitar o corpo técnico e acadêmico das instituições do Sistema UAB, oferecendo uma formação adequada que os possibilitem desenvolver e compartilhar recursos educacionais abertos (REA), valendo-se de materiais didáticos de excelência e do conhecimento de grandes especialistas em educação aberta, recursos educacionais abertos, licenças flexíveis, cultura livre e mídias digitais.

Após a publicação da Portaria CAPES nº 183, de 21/10/2016, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) passou a adotar o licenciamento aberto em todos os recursos didáticos elaborados para seus estudantes, em consonância com o disposto na Resolução CNE/CES nº 01/2016. O objetivo é permitir o acesso irrestrito de todos os recursos educacionais criados no âmbito do Sistema UAB. Além do acesso livre e gratuito, os interessados poderão compartilhar, adaptar, traduzir, recombinar, remixar e atualizar os conteúdos didáticos disponibilizados, resguardados os devidos direitos autorais pertinentes à obra original. 

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

Fonte: (Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’