Você está aqui: Página Inicial > Ead > Páginas Extensão > Curso de Extensão em Inglês

Curso de Extensão em Inglês

Apresentação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) constitui-se como uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. O IFPB tem autonomia para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior. Registra-se também a adequação dos cursos na modalidade Educação a Distância (EAD) deste Instituto à legislação vigente, à Organização Didática do IFPB e ao Projeto Político Institucional do IFPB.

Este projeto advém de uma elaboração conjunta do Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional (NPTE) do Instituto Federal Sul-rio-grandense com o grupo de trabalho composto por professores pesquisadores dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), Sul-rio-grandense (IFSul) e do Ceará (IFCE) e com o Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais (FORINTER). O projeto pedagógico do curso de idiomas a distância elaborado e produzido por Institutos Federais indicados pela SETEC/MEC via Rede e-Tec Brasil, é denominado e-Tec Idiomas Sem Fronteiras. O IFPB, enquanto instituição parceira, utilizará este projeto como norteador para implantação dos cursos de idiomas. 

Dentro desse conceito, o Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras possibilita a capacitação do público-alvo do curso, no que diz respeito a uma língua estrangeira, considerando os avanços tecnológicos e científicos no mundo de hoje.

Objetivos

Os cursos que integram o Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras, propostos pelo Ministério da Educação, buscam complementar a formação de estudantes e servidores da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), como também professores da de idiomas estrangeiros da rede pública de ensino municipal e estadual. Além disso, pretendem capacitá-los à comunicação eficaz em uma língua estrangeira e prepará-los para a realização de provas de proficiência (DELE, TOEFL e Celpe-Bras), a fim de que estejam aptos a participar de programas de intercâmbio, bem como facilitar sua inserção no espaço geográfico-ambiental e sócio-histórico-cultural, despertando ou ampliando conhecimentos sobre a cultura dos países onde irá se realizar o intercâmbio.

Público Alvo

O curso destina-se a estudantes e servidores da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), além de, inicialmente, uma parcela de professores de línguas estrangeiras das redes estadual e municipal. Serão ofertadas 600 (seiscentas) vagas equitativamente, com polos de apoio presencial, para os Campi de Cabedelo (Centro e Campus Avançado), Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Picuí, Sousa, como também para a Reitoria.