Você está aqui: Página Inicial > Ead > Assuntos > Bibliotecas

Bibliotecas

O Sistema Gerencial de Biblioteca do Instituto Federal da Paraíba tem por objetivo o controle e a organização de todo o acervo das bibliotecas de forma integrada e funcional. Nosso sistema registra a entrada e a saída de acervos, emite relatórios gerenciais de controle e facilita a administração bibliotecária, tornando-a mais ágil e eficaz.

O Repositório Digital do Instituto Federal da Paraíba é uma base de dados on-line que reúne a produção científica, cultural e tecnológica do IFPB. Esse repositório armazena arquivos de diversos formatos resultando em uma série de benefícios para os pesquisadores e para instituição proporcionando maior visibilidade dos resultados de pesquisas e preservação da memória científica institucional.

O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdos em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. O IFPB integra a rede de instituições participantes do  Portal de Periódicos da CAPES.

O ProEdu é o repositório de objetos educacionais da Rede Profissional e Tecnológica (Rede e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. O eduCAPES Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

Biblioteca Digital Mundial em português é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. James H. Billington bibliotecário do Congresso dos EUA sugeriu em 2005 a criação da Biblioteca Digital Mundial para a UNESCO. Com o intuito de tornar mais acessíveis coleções que falem e promovam a cultura, destacando as conquistas de todo o mundo. 

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. 

Instalada no primeiro andar do prédio da Administração Central da UEPB, em Campina Grande, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida se apresenta aos estudiosos como uma singular opção para aqueles que desejam desenvolver pesquisas acadêmicas. Inicialmente, a coleção era constituída apenas pelo acervo do professor Átila Almeida, predominantemente composta por livros, cordéis, periódicos e jornais. Posteriormente, foram incorporados novos acervos de influentes personalidades, tais como: Raymundo Asfora, Gilmar de Carvalho, Manoel Monteiro e Severino Bezerra de Carvalho.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP em um gesto de extrema generosidade para com a nação. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares.

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. 

A Revista Principia é editada sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação do IFPB e tem por objetivo publicar trabalhos originais e inéditos da produção científica nacional e internacional nas diversas áreas do conhecimento servindo também como um ambiente que propicie troca de experiências e ideias entre pesquisadores nacionais e estrangeiros. A Principia tem periodicidade trimestral, com um volume por ano e quatro números, podendo servir como veículo de divulgação de trabalhos selecionados por meio de edições especiais.

A Revista de Agroecologia no Semiárido destina-se à publicação de temas sobre Ciências agrárias dentro das seguintes áreas temáticas: agroecologia vegetal, agroecologia animal, veterinária, tecnologia em alimentos, educação, meio ambiente, agronomia, zootecnia, ciências biológicas, química, mudanças climáticas, educação no campo, políticas públicas, extensão rural, forragicultura, urbanização e fitopatologia, entomologia, solos e áreas correlatas em português e inglês.

A Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho - REBRAST, pertencente ao Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Patos, tem como objetivo ser um meio de divulgação e disseminação do conhecimento, através trabalhos científicos originais (inédito e inovador), ampliando e promovendo o debate, tendo como temas as grandes áreas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que tenham relevância técnico/científica. Além de artigos, destina-se também à submissão de contribuições nas modalidades de estudos de caso, revisão, comunicação, resenha e carta sendo direcionada à comunidade científica: professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem na área de SST.

A Revista Gestão e Organizações é um periódico online generalista gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destaca-se: estratégia organizacional; ensino, pesquisa e produção acadêmica em gestão; empreendedorismo; governança; gestão pública; gestão ambiental; economia solidária; marketing; tecnologia da informação; sistemas de informação; qualidade e produtividade; administração da produção; logística; finanças e contabilidade; qualidade e produtividade; recursos humano; direitos humanos e gestão tecnológica.

Revista Práxis: saberes da extensão é uma publicação quadrimestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de ações extensionistas, que possam contribuir para o desenvolvimento das ciências. Sua missão é socializar processos e produtos acadêmicos gerados a partir de conhecimentos empíricos que perdem sua originalidade para adotar a construção de novos conhecimentos através das atividades científicas, experimentais e relacionais. Esses processos e produtos satisfazem as necessidades de investigações teóricas, de comprovação de hipóteses científicas, além, de buscar soluções práticas para os problemas de natureza social, ambiental, tecnológica etc., inerentes à vida em sociedade. Entendemos que esses processos criativos de ação-reflexão-realização dão origem a uma práxis científica.