Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2019 > 11 > NUCA do campus Catolé do Rocha realiza ação com a temática diversidade e respeito

Ação ocorreu na última quinta-feira (31).

por publicado: 05/11/2019 10h38 última modificação: 08/11/2019 08h46

O Núcleo de Combate ao Assédio (NUCA) do campus Catolé do Rocha realizou na última quinta-feira (31), uma ação cuja temática foi “Diversidade e Respeito”. A ação teve início com um concurso de cartazes cujo tema era: “Diversidade estética e saúde (gordofobia, padrões de beleza, pessoas com deficiência, etc.)”. O concurso tinha por objetivo estimular os discentes na produção em artes visuais relacionadas a diversidade e respeito e desnaturalizar a prática do assédio que se expressa tantas vezes no ambiente acadêmico. Além disso, a atividade almejou incentivar a formalização de denúncias por meio do NUCA.

A intenção ao evidenciar o problema por meio de cartazes foi dar voz as formas de bullyng e/ou assédio moral, e, ao mesmo tempo, levando em conta o aspecto educativo da campanha, mostrar à comunidade acadêmica o impacto nocivo do assédio, visto que são danosas as consequências do assédio, desde o isolamento, depressão, ansiedade, pânico, sofrimentos dos mais diversos, até o suicídio.

A atividade teve como culminância a premiação dos cartazes vencedores e ocorreu no espaço de convivência do campus durante um dos intervalos, possibilitando assim, a participação da maioria dos discentes.

Comprometido com a intensificação do debate sobre assédio no espaço das instituições escolares, o NUCA ressaltou a importância da empatia e respeito as diferenças e destacou as consequências da realização do bullying, principalmente no âmbito escolar.

Com caráter contínuo e desenvolvimento de atos periódicos, a ação foi um dos atos da campanha institucional orientada pela Rede de Combate ao Assédio do IFPB.

Para acessar mais conteúdo sobre a rede, acesse http://www.ifpb.edu.br/prae e clique na aba Rede de Combate ao Assédio.