Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2019 > 07 > Alunos do Campus Catolé do Rocha produzem Tijolos Ecológicos (Adobe)

Noticia

Alunos do Campus Catolé do Rocha produzem Tijolos Ecológicos (Adobe)

Uso de técnica milenar de produção de tijolos

por publicado: 25/07/2019 16h47 última modificação: 03/08/2019 08h09

Entre os dias 24 e 25 de Julho de 2019, os discentes do Campus Catolé do Rocha, das turmas do 2º, 3º e 4º anos dos turnos matutino e vespertino, do Curso Técnico em Edificações, participaram de uma atividade prática conjunta de produção de tijolos artesanais ecológicos. A atividade foi idealizada e orientada pelos professores Mirian Dornelas Santos e Rómulo Thomaz Figueiredo Borja, das disciplinas de Tecnologia das Construções e Materiais de Construção.

A atividade contou com a participação do professor Péricles Alves Batista, da disciplina de Geografia, e os alunos do 1º ano, que estão inseridos nas atividades do Projeto de Pesquisa, intitulado “Desenvolvimento de Metodologias Ativas de Ensino e Materiais Didáticos para o Ensino de Solos em Sala de Aula”, desenvolvido no Campus. O professor Péricles destacou a realização da produção de tijolos ecológicos como de suma importância para a conscientização ambiental da comunidade escolar.

O objetivo da atividade foi realizar práticas de sistemas construtivos milenares, para fins de conscientização ambiental entre os discentes, além de vincular os alunos com a temática dos solos, através do uso de metodologias ativas de ensino.

Os alunos foram colocados como protagonistas no processo de produção de Tijolos Adobe, com uso de cimento, água e solo extraído no próprio campus. O Tijolo Adobe é um tipo de tijolo realizado com terra no estado plástico, moldados a mão ou com auxílio de fôrmas, secos ao sol com proteção de lona plástica, sem necessidade de compactação.

A fabricação dos tijolos artesanais consistiu nas seguintes etapas: extração do solo, peneiramento, mistura de materiais até atingir a forma plástica, e por fim, moldagem em fôrmas de madeira.

Segundo a professora Mirian Dornelas: “Durante a experiência praticada foi possível integrar as disciplinas de Tecnologia das Construções, Materiais de Construção e de Geografia, tornando a aprendizagem mais interativa e interdisciplinar.” Já o professor Thomaz Borja destacou o entusiasmo dos alunos com a atividade com ênfase no processo de ensino e aprendizagem, trazendo a vivência da construção civil para a sala de aula.

Para o aluno José Arthur, do 3º ano Vespertino: “A prática foi muito interessante e de fundamental importância em diversos aspectos. Fomos capazes de obter conhecimentos que outrora eram só teóricos.” A discente Anna Karenina, também do 3º ano Vespertino, acrescentou: “Aprendemos passo a passo a fabricação do Tijolo de Adobe, desde a extração do solo até a confecção dos blocos. Foi um momento muito proveitoso e divertido.”

Nesse sentido, diante da aceitação dos alunos com a aula realizada, a perspectiva é de que muito em breve mais atividades como essas sejam desenvolvidas no Campus Catolé do Rocha.

Texto: Péricles Batista e Miriam Dornelas Santos.

Imagens: Péricles Batista e Miriam Dornelas Santos.