Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2019 > 03 > Oficina Pedagógica “Hora de Estudar”

Oficina Pedagógica “Hora de Estudar”

Setor Pedagógico realiza oficinas pedagógicas visando organizar a rotina e otimizar os estudos dos discentes

por publicado: 26/03/2019 13h38 última modificação: 08/04/2019 09h19

O Setor Pedagógico do IFPB - campus Catolé do Rocha realizou em todas as turmas do Curso Técnico em Edificações Integrado a Oficina Pedagógica “Hora de Estudar”. A atividade integra as ações previstas no Plano de Trabalho Anual do setor, construído pelas servidoras Eliene Nunes Ferreira e Vera Cléia Cavalcanti, Técnica em Assuntos Educacionais e Pedagoga, respectivamente.

A Oficina teve como tema a organização dos estudos. Nesse sentido, os conteúdos trabalhados versavam sobre estratégias e métodos de estudo, tais como o planejamento de estudos, a organização do material, o local de estudo e formas de tornar o estudo mais eficiente.

“Ao longo destes três anos de atuação do IFPB – campus Catolé do Rocha algo já não nos impressiona mais: o desespero dos alunos ingressantes em virtude da quantidade de disciplinas e conteúdos”. Afirma a Técnica em Assuntos Educacionais da Instituição, Eliene Nunes. “Isso é bem compreensível, pois a passagem do ensino fundamental para um curso técnico integrado ao ensino médio é um fato que realmente pode assustar alguns discentes. Atrelado a isso, ainda há a mudança de escola, novos professores, novas metodologias, novas disciplinas, novas normas e, em alguns casos, mudança de cidade e, consequente, mudança de hábitos e novas responsabilidades em casa, uma vez que para estudar no Instituto alguns alunos precisam vir a residir na Cidade de Catolé do Rocha”, complementou a servidora.

Na percepção das servidoras que ministraram a Oficina, a ação foi extremamente positiva, uma vez que os estudantes participaram ativamente das atividades desenvolvidas e relataram que estão pondo em prática as estratégias. Corroborando com essa afirmação, encontra-se o fato de que 90% dos alunos que responderam uma pesquisa, aplicada no intuito de avaliar a ação pedagógica, afirmaram que consideram relevante para a sua organização de estudos as informações apresentadas durante a Oficina.

“O acompanhamento da aprendizagem dos discentes e orientação acerca da importância de uma rotina individual de estudos para o êxito na vida acadêmica é realizado durante todo o ano letivo. A partir de agora, faremos as intervenções de forma individualizada, montando planos individuais e verificando o progresso acadêmico dos discentes”. Afirmou a pedagoga Vera Cléia.

Texto e imagens da servidora Eliene Nunes Ferreira.