Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2018 > 10 > Campus Catolé ganha medalha em Olimpíada de Geografia

Campus Catolé ganha medalha em Olimpíada de Geografia

Aluna Raquel Dantas foi bronze na etapa nacional da IV Olimpíada GeoBrasil 2018
publicado: 24/10/2018 16h23 última modificação: 25/10/2018 09h59

O Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) colecionou mais uma conquista em sua participação na IV Olimpíada GeoBrasil 2018. A competição reúne a IV Olimpíada Brasileira de Geografia e a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e teve sua etapa nacional em Brasília, entre os dias 19 e 21 de outubro.

A equipe “Candagos”, composta por Warly Maia, Deborah Kamilly e Raquel Dantas, todos do 2º ano do curso técnico de Edificações integrado ao Ensino Médio, participou da etapa nacional. Por equipe, eles fizeram duas provas e nas provas individuais cada um se submeteu também a dois testes. Na prova individual, a estudante Raquel Dantas conquistou a medalha de bronze.

IFPB Catole na premiaçao geobrasil - Cópia.jpeg “A Olimpíada Brasileira de Geografia e de Ciências da Terra me trouxe a oportunidade de amadurecer a coletividade e abrir novos horizontes. Reconheço a importância do IFPB na minha vida e do acesso a uma boa educação. Estou muito feliz. Essa medalha é nossa, dos meus amigos da equipe, do professor João Ximenes e do nosso Campus”, vibrou Raquel.

O IFPB conquistou medalhas de ouro na classificação estadual com três equipes. Além da “Candangos”, o campus Catolé do Rocha, teve a participação da equipe “Carcará” e o Campus Cabedelo a equipe “Os Aliados”. Eles conquistaram a medalha entre as escolas públicas paraibanas.

O professor de Geografia, João Ximenes, foi o responsável pela orientação das equipes do campus Catolé do Rocha. Ele destacou que foi uma preparação de meses com os estudantes, envolvendo muito material de leitura, encontros, conversas por redes sociais.

“Foram feitos estudos programáticos. Uma vez por semana eu passava uma lista de exercícios e eles tinham que trazer os resultados e as dúvidas”, comentou o professor Ximenes, que comemorou o empenho e a dedicação dos jovens.

O Diretor Geral do Campus Catolé do Rocha, Caetano José de Lima, elogiou o desempenho dos estudantes. "Apesar das limitações da unidade provisória onde estamos, todos têm dedicado muito empenho e empreendido uma carreira acadêmica valorosa".  Segundo ele a Direção vai continuar envidando esforços, inclusive no novo campus, para ajudar os estudantes a participarem de novas competições."Os estudantes levam o nome do Instituto pelo país afora e somos gratos" concluiu.

Nas primeiras três fases da competição, com provas online, o IFPB conquistou três medalhas de prata na classificação estadual, com duas equipes do campus Campina Grande e uma de Cabedelo. Nessa fase online, a medalha de bronze foi conquistada por outras três equipes de Campina.

Cada equipe foi formada por três estudantes com coordenação de um professor orientador. Na Paraíba, foram inscritas 426 equipes, no total. A Olimpíada é organizada pela Universidade de Brasília (UNB).

IFPB catole olimpiada nacional geobrasil - Cópia.jpeg

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB