Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2018 > 07 > Campus de Catolé do Rocha promove III Arraial Junino

Campus de Catolé do Rocha promove III Arraial Junino

Danças, teatro e casamento matuto com a participação dos alunos marcaram a programação da festa
por publicado: 03/07/2018 09h48 última modificação: 15/08/2018 10h31

O mês de junho sempre desperta um grande interesse das festas juninas e nas cidades do interior essa tradição se mantém, não por sua relação intrínseca com a religiosidade, mas também com o folguedo. Por isso, o campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), sendo uma instituição que faz parte deste contexto, encerrou as atividades do primeiro semestre no clima junino realizando o III “Arraial do Coroné Antônio De Noronha Moraes”.

A festa tomou emprestado o nome do personagem fictício do “Coroné Antônio de Noronha Moraes” para homenagear o escritor Ariano Suassuna, que com esse personagem na peça o Auto da Compadecida personificou a influência dos antigos coronéis nas festas populares. O “Coroné” foi interpretado pelo professor de Filosofia Márcio Roberto.

O arraial contou mais uma vez com a participação dos alunos nas atrações da festa. O evento teve a abertura com o Trio Forró do Coroné formando pelo professor de Artes, Ilton Fonseca e dos alunos Ytalo Felipe e Samuel Linhares. A dança teve belas apresentações dos estudantes dos primeiros anos (matutino e vespertino) e do segundo ano (matutino) que apresentaram coreografias envolvendo, xotes, galopes, marchas juninas, baiões, desenvolvidas pelos alunos e coordenadas pela professora de Língua Portuguesa, Claudeci Ribeiro da Silva Araújo e sonorizadas pelo professor de Física, Luís Fernando.

O teatro pela primeira vez teve presença na festa junina do Campus Catolé do Rocha com a performance da música “Terezinha” de Chico Buarque encenada pelos alunos do terceiro ano vespertino e um casamento matuto,  realizado pelo segundo ano vespertino. O casamento foi coordenado pelo professor Ilton Fonseca e inspirado também na obra o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.

O diretor geral do campus Catolé do Rocha, Caetano José de Lima, fez uma avaliação positiva da festa junina. “Temos que parabenizar todos servidores e discentes pelo empenho para o evento ser um sucesso, o resultado foi muito positivo. Os discentes se apresentaram conforme o planejado e tivemos a participação dos pais com o envolvimento das famílias e da comunidade do bairro Tancredo Neves através da quadrilha Araiá da Serra confirmando a integração com a comunidade”, frisou.

Para Caetano, a festa junina é uma forma de manter a tradição, o folclore e a cultura popular, valorizando as comidas e danças típicas regionais. Momentos engraçados com recadinhos do Correio Elegante organizados pelo Grêmio Estudantil também animaram o arraial.

O evento foi encerrado com o Trio de Forró de Né da Acordeon, que puxou a quadrilha improvisada organizada pela professora de História, Priscila Formiga e o aluno Ytalo Felipe. A festa ocorreu no último dia 28 de junho.